Sofrimento e glória

Leitura Bíblica: 2 Coríntios 4.16-18

Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós (Rm 8.18).

Paulo fala sobre sofrimento e glória. Diz que no momento estava experimentando sofrimento e que no futuro teria uma vida gloriosa. Ele destaca uma diferença. A glória será incomparavelmente melhor e maior do que todo o sofrimento que passou. Em 2 Coríntios 4.17, Paulo fala novamente sobre isso: “Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação”. Paulo afirma que as tribulações “são leves e momentâneas” e a nossa glória futura é eterna e incomparável.   
Se Paulo pensasse apenas no tempo presente, ele seria o homem mais infeliz do mundo. Quando olhamos apenas para a nossa vida neste mundo, desanimamos. Quando olhamos para o sofrimento existente, pensamos que não resta esperança, não existe motivo para alegria. Doenças, violências, problemas emocionais, financeiros, mentiras, vaidade, uma lista interminável. “Quando olhamos para estes sofrimentos isolados, eles são opressivos. Porém, quando vistos ao lado da glória futura, são apenas alfinetadas. Se os sofrimentos são tão grandes, quão gigantesca não deve ser a glória!” (William MacDonald). 
Ao olharmos os problemas, no lugar de experimentarmos a sua dor, deveríamos lembrar que eles nos apontam para a glória que nos espera. Como disse William, a grandeza do sofrimento só agiganta a glória. “Tudo vai valer a pena quando virmos Jesus. As provações da vida parecerão tão pequenas quando virmos a Cristo. Um vislumbre de Seu querido rosto apagará toda a tristeza. Então corra a corrida bravamente até vermos a Cristo” (Esther K. Rusthoi).
Sofrimentos são passageiros, a glória será eterna. Sofrimentos variam de intensidade. Passamos por momentos muito difíceis, mas também temos muitos dias de alegria. Mesmo neste mundo já desfrutamos um pouco da glória de Deus. E mesmo em meio à dor, podemos dizer como um hino: Com o Senhor é céu ali. 

No futuro a glória nos espera. 

Comentários