Muito ricos

Leitura Bíblica: 1Timóteo 6.17-19

Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui (Lc 12.15).


Guardai-vos da avareza, guardem-se de todo tipo de ganância. Essa recomendação é muito importante. Jesus disse que onde está o nosso tesouro, aí estará o nosso coração (Mt 6.21). Nossa vida não se resume em acumular tesouros da terra, muito menos em viver desejando e invejando quem tem estes tesouros. Nesta época, vemos muitas pessoas ostentando seus presentes e suas compras. Hoje podemos ver as casas luxuosas de famosos e não famosos, as viagens internacionais e nacionais, passeios e hotéis maravilhosos. Podemos apenas contemplar, mas também podemos ser levados ao desejo, à cobiça e à inveja. Por isso devemos tomar cuidado com os nossos pensamentos. 

Devemos ser gratos pela vida que temos e lembrar que muitos neste momento estão em condições piores do que nós. Devemos também lembrar que a riqueza material pode trazer um conforto especial, mas não muda a essência da vida. Não tem poder de trazer paz para o Espírito. Também devemos lembrar que rico é quem tem a salvação, quem tem Deus no coração. “Em Cristo você é rico. Muito rico. Você tem perdão para os seus pecados. Purificação para as suas injustiças. Esponja para o seu passado. Alívio para a sua dor. Pastos verdejantes para a sua fome. Águas tranquilas para a sua sede. Descanso para a sua alma. Provisões para a sua ansiedade. Consolo para as suas lágrimas. Vida eterna para o presente e para o além” (Elben M. L. Cézar). 

Lembremos também que o conceito de riqueza é bem relativo. Algumas pessoas podem olhar para nós e dizer que somos ricos por termos um carro, enquanto nós estamos tristes por não ter dinheiro para trocar de carro. Até financeiramente falando, para ser rico é preciso contentar-se com o que tem, pois sempre haverá alguém mais rico para invejar. 

Vivamos em contentamento, usando os recursos que temos com sabedoria, tendo o coração focado em sempre buscar o reino de Deus e não os recursos deste mundo. 


Seja rico para com Deus. 

Comentários