Identidade

Leitura Bíblica: Efésio 2.8-10

Nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos (2Tm 1.9).

Algo que atrapalha na formação e na expressão de nossa identidade é a tentativa de ser quem não somos, de querer ser o outro e até a luta para ser melhor do que o outro. É preciso lembrar que devemos ser nós mesmos. Que devemos viver conforme a identidade que Deus nos deu. Maxwell Maltz escreveu: “você, como indivíduo, não está em uma competição com qualquer outro indivíduo, simplesmente porque não há outra pessoa como você na face da terra ou em sua classe específica. Você é um indivíduo. Você é único. Você não é igual a qualquer outra pessoa e jamais se tornará igual a qualquer outra pessoa. Você não foi criado para ser como alguém mais e ninguém mais foi criado para ser como você”.
Paulo disse: “Mas, pela graça de Deus, sou o que sou” (1 Co 15.10a). Por mais que nos espelhemos e aprendamos com as pessoas, não podemos nos perder de nós mesmos. Quando vivemos copiando os outros, a nossa vida se torna uma colcha de retalhos. Somos um pouco de cada um que vemos e, ao mesmo tempo, não somos ninguém. Na luta por ser o que o outro é, de fazer o que o outro faz e ter o que o outro tem, acabamos perdendo a nossa identidade. Como disse Maxwell, fomos criados para sermos nós mesmos. Nosso papel é viver e desenvolver isso e não representar alguma coisa diferente. Nossa pergunta para Deus deve ser: o que o Senhor quer que eu seja? Nossa vida precisa seguir conforme a vontade de Deus. Nosso esforço e ação deve seguir no propósito que Deus tem para nós. Viver na medida certa, nem mais nem menos do que nós mesmos. 
Ser único nos torna especiais. Muitas coisas não poderemos fazer, mas outras somente nós podemos realizar. Nossa missão e oportunidade é especial, pois podemos servir a Deus neste mundo exercendo os nossos dons, ocupando o espaço que somente a nós cabe ocupar. Sejamos gratos pela nossa vida.   

Seja você mesmo. 

Comentários