Crédito divino

Leitura Bíblica: Efésios 3.7-13

A mim, o menor de todos os santos, me foi dada esta graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo (Ef 3.8).

Jacó orou a Deus dizendo: “sou indigno de todas as misericórdias e de toda a fidelidade que tens usado para com teu servo” (Gn 32.10). Ele disse isso não porque era alguém pior do que os demais. Disse isso exatamente porque tinha intimidade com Deus. Quem conhece a Deus, conhece melhor a si mesmo. Quanto mais próximos da luz, além de ficar mais iluminados, podemos enxergar melhor o nosso estado de miséria e pecado. “Há algo humilhante, porém vital, a reconhecer - você e eu simplesmente não temos crédito em nosso relacionamento com Deus e em nosso crescimento na graça. A verdade é que damos provas diárias de nossa necessidade dessa graça. A verdade é que se seguís­semos a Jesus por mil anos, certamente ainda necessitaríamos de sua graça para o dia seguinte, do mesmo modo que precisamos para o primeiro dia quando cremos” (Paul David Tripp).
Paulo também foi uma pessoa que teve total consciência de sua miséria e necessidade de Deus. Em nosso texto base, ele afirma que seu ministério foi segundo a força operante de Deus. Ele sabe que foi um privilegiado, mas que, ao mesmo tempo, não tinha qualquer merecimento deste privilégio. “A mim, o menor de todos os santos, me foi dada esta graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo e manifestar qual seja a dispensação do mistério, desde os séculos, oculto em Deus, que criou todas as coisas” (Ef 3.8-9). 
Maravilhosa graça, maravilhoso amor. Confiados na misericórdia, podemos prosseguir. Quem confia na justiça própria vive em grande ilusão. Como disse Tripp: “desde o primeiro momento em que cremos, somos sempre dependentes da graça do Salvador para todas as necessidades espirituais. Não podemos seguir sozinhos. Não produzimos frutos por nossa própria justiça e força. Realmente não há nada de bom em nós que não tenhamos recebido das graciosas mãos de Deus”. 

A Deus seja a glória. Amém. 

Comentários