Alegria do Natal

Leitura Bíblica: Lucas 2.8-14


Quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória (1 Pe 1.8).

 

Ouvimos muito falar que as comemorações do Natal cada vez mais estão se afastando do seu verdadeiro significado. O interessante é que para nós cristãos, tudo que vemos nesta época do ano não nos distrai do verdadeiro significado do natal, mas, pelo contrário, tudo nos faz lembrar do Natal e de seu verdadeiro significado. Se olhamos para as luzes do natal, podemos lembrar que Jesus é a luz do mundo. Quando olhamos para o comércio e as compras do natal, podemos pensar que Jesus é o presente dos céus para nós, um grande tesouro maior que qualquer outro presente. Até mesmo o Papai Noel pode trazer à nossa memória o amor de Deus em cuidar de cada um de nós. E por mais absurda que seja a associação do natal com alguma coisa, só o fato de ouvirmos a palavra natal nos faz pensar em Jesus. Esta lembrança renova nossa alegria e esperança, nos faz esquecer o medo e nos afasta da insegurança. “O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (Lc 2.10-11).

Mas, cuidado! Podemos fazer do Natal a época mais triste de nossas vidas, quando nossa expectativa nesta data é o natal em si mesmo e seu chamado “Espírito do Natal”. Quando no lugar de associarmos a comemoração com o nascimento de Jesus, estamos distraídos em nossas boas festas. Quando o Deus conosco não está conosco, quando nossa expectativa maior nesta época não é a presença de Jesus, mas o encanto das compras, das luzes, das reuniões de família, dos excessos de comida e bebida. Não é simplesmente porque é Natal que os problemas irão se resolver de forma mágica. Nossa alegria no Natal é porque ele é a recordação do nascimento de Jesus. Jesus é a nossa alegria. Nossa alegria no Natal é a mesma alegria que nos acompanha nos demais dias do ano. 


Aproveite o verdadeiro significado do Natal.  

Comentários