Quem nós somos

Leitura Bíblica: 1Pedro 2.4-8

Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo (1Pe 2.5).


Depois de falar que Cristo é a pedra fundamental na qual devemos firmar nossa vida, Pedro diz quem nós somos em Cristo. Em 1Pe 2.5, ele diz que somos pedras que vivem. Somos parte da construção de Deus, de sua igreja. Também afirma que somos casa espiritual, ou seja, morada de Deus, templo do Espírito. Ainda afirma que nós somos sacerdotes santos que oferecem a Deus sacrifícios espirituais. Na antiga dispensação, apenas os sacerdotes podiam oferecer sacrifícios a Deus. No entanto, ao morrer na cruz, Jesus ofereceu o sacrifício perfeito. Agora, somos consti­tuídos sacerdotes e temos livre acesso à presença de Deus. Podemos e devemos oferecer a Deus nossa vida como sacrifício vivo, santo e agradável (Rm 12.1), seja proclamando sua mensagem, adorando ao Senhor ou ajudando as pessoas. Repare na importância da palavra “agradáveis”. Os sacrifícios precisam ser agradáveis a Deus. Aceitáveis por serem verdadeiros, oferecidos de coração. 

Pedro continua falando a respeito de quem somos em 1Pe 2.6-8. Diz que somos pessoas que colocam a confiança em Cristo, portanto no dia do julgamento seremos vitoriosos. Em contraste, os descrentes que rejeitam a Cristo, a principal pedra, serão derrotados e envergonhados. “Cristo será para eles pedra de tropeço e rocha de ofensa. Pedra de tropeço é aquela que faz o caminhante tropeçar, e rocha de ofensa refere-se especificamente às pedras que se soltam nas montanhas, rolando e caindo sobre os caminhantes. A figura é que Cristo está no caminho de todos. Para uns, torna-se bênção preciosa; para outros, tropeço do qual não mais conseguirão refazer-se. Aquele que poderia ser o Salvador torna-se assim o condenador” (Hernandes Dias Lopes).

Quem nós somos? Depende de quem é nosso alicerce e qual é o fundamento de nossa vida. Em Jesus nós somos filhos de Deus, propriedade dele. Em Cristo temos vida e paz. 


Viva com Cristo! 

Comentários