Paciência

Leitura Bíblica: 2Coríntios 6.4-10

Ora, é necessário que o servo do Senhor não viva a contender, e sim deve ser brando para com todos, apto para instruir, paciente (2Tm 2.24).

Não viva a contender, não viva brigando. Só poderemos conseguir isso sendo pacientes. Quando formos julgados de forma crítica negativa tenhamos paciência. Tão pacientes como quando somos honrados, devemos ser quando desonrados. Recebemos muitos elogios sem merecimento, da mesma forma, algumas vezes, vamos ser criticados sem motivo. Paciência! Devemos lembrar que vivemos primeiramente para agradar a Deus. Não somos servos de homens e sim de Deus, por isso devemos prosseguir, mesmo quando criticados. 

Pode ser que também fiquemos incomodados pela falta de reconhecimento de nosso trabalho. Ou seja, não nos criticam, mas também não elogiam. Sentimos que somos desprezados. O desprezo é algo muito ruim, para alguns pior do que a oposição. Mas também devemos ter paciência. Não devemos nos preocupar. Se alguém não nos elogia pessoalmente, não significa que o nosso trabalho não foi reconhecido. Muitos só tiveram seu trabalho notado depois de mortos. Mesmo se vivemos como desconhecidos, somos por Deus bem conhecidos. Pessoas podem ficar indiferentes ao nosso trabalho, mas Deus não. 

Brigar ou ficar bravo com os outros só nos fará mal. Devemos seguir o exemplo de Jesus que, mesmo perseguido, não revidou. Precisamos tratar o mal com o bem. Jesus morreu por nós quando ainda éramos inimigos. Tiago diz que também devemos tomar como exemplo a paciência dos profetas e de Jó: “Irmãos, tomai por modelo no sofrimento e na paciência os profetas, os quais falaram em nome do Senhor. Eis que temos por felizes os que perseveraram firmes. Tendes ouvido da paciência de Jó e vistes que fim o Senhor lhe deu; porque o Senhor é cheio de terna misericórdia e compassivo” (Tg 5.10-11). Seguindo o exemplo do Senhor Jesus, dos profetas, de Jó e outras pessoas, tenhamos paciência para agir com amor.  Devemos viver em paz diante de circunstâncias adversas. 


Na paciência há recompensa. 

Comentários