Infinita misericórdia

Leitura Bíblica: Lamentações 3.22-23 

Lembra-te, SENHOR, das tuas misericórdias e das tuas bondades, que são desde a eternidade (Sl 25.6).

O nosso texto base fala sobre a bondade de Deus expressa em suas misericórdias. Primeiro nos lembra que sem Deus e sua misericórdia estaríamos perdidos. Jeremias disse: “As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos” (Lm 3.22a). Devemos lembrar de nosso estado de miséria e pecado. Paulo diz que estávamos mortos em nossos delitos e pecados e Deus nos deu vida (Ef 2.1). Davi diz que Deus lhe tirou de um poço de perdição e colocou os seus pés sobre a rocha (Sl 40.2). O texto também fala sobre a extensão infinita e grandiosa do amor de Deus. “As suas misericórdias não tem fim; renovam-se cada manhã” (Lm 3.22a-23). Deus é fiel, grande é a sua fidelidade. 

Se há uma coisa que sempre deveria ocupar nosso coração e mente pela manhã é a lembrança desta verdade confortadora. “Considere como a misericórdia de Deus lhe é renovada cada manhã, dando-lhe, por assim dizer, uma nova vida (Lm 3.23; Sl 19.5) e fazendo o sol, em sua incessante corrida, surgir de novo para emitir luz para você. Não deixe, então, que essa gloriosa luz lance o seu calor em vão. Logo que você acorda de manhã, mantenha bem fechada a porta do seu coração, para que nenhum pensamento terreno entre antes de Deus entrar. Deixe que ele tenha o primeiro lugar ali, à frente de todos os demais. Comece cada dia com a Palavra de Deus e com oração” (Lewis Bayly).

Que as nossas palavras logo pela manhã sejam a oração do salmista que disse: “Não retenhas de mim, SENHOR, as tuas misericórdias; guardem-me sempre a tua graça e a tua verdade” (Sl 40.11). Ao acordar, que sempre possamos dizer a Deus: “A minha alma anseia pelo Senhor mais do que os guardas pelo romper da manhã. Mais do que os guardas pelo romper da manhã” (Sl 130.6). 

Nossa esperança está no Senhor, pois nele há misericórdia (Sl 130.6). Deus perdoa nossos pecados e nos dá nova vida. 


A cada manhã, renove-se nas misericórdias.

Comentários