Prepare-se

Leitura Bíblica: Salmo 32.6-11

Mas vós, irmãos, não estais em trevas, para que esse Dia como ladrão vos apanhe de surpresa (1Ts 5.4).


Um javali parou para descansar e afiar suas garras sob uma árvore. A raposa curiosa perguntou: Para que serve afiar suas garras se não está vindo nenhum caçador e nenhum perigo? Tenho minhas razões, respondeu o javali. Se vem um perigo, não terei tempo de afiá-las; mas como elas estarão prontas, ficará mais fácil para eu usá-las. Não espere o perigo para se preparar para ele.

Passamos por muitas coisas que estão além do nosso controle. Somos frágeis e estamos sujeitos a sofrer diante de alguns perigos. Mesmo assim, podemos com empenho e sabedoria nos fortalecer para enfrentar diversas situações. Realmente não devemos esperar o perigo para nos preparar para  ele. Afiar as garras pode ser ter uma poupança para alguma necessidade financeira emergente, ou cuidar da saúde evitando certos abusos, seja na alimentação ou em algumas práticas prejudiciais. 

Devemos estar preparados também, pensando do lado positivo, para as boas oportunidades. Não serão somente perigos que nos surpreenderão, novas possibilidades chegarão. Como bem disse um autor desconhecido: “Sorte é o que acontece quando a preparação encontra a oportunidade”.  Realmente não basta uma boa oportunidade, precisamos estar capacitados para atender o seu chamado. Afiar as garras neste caso pode ser estudar para um concurso, se dedicar em sua profissão para uma promoção, ser uma pessoa amorosa, respeitável e assim bem tratada pelos outros. 

Devemos afiar as garras principalmente para viver como cristão. Digo isso no sentido do preparo espiritual. Em nossa vida, enfrentaremos ataques surpresa. Propostas e tentações do inimigo virão nos confundir. Somente seremos vitoriosos se estivermos preparados para enfrentá-los através da oração, da comunhão com Deus e sua Palavra. Prepare-se, motive-se pela esperança da glória de Deus. Prepare-se, não deixe para depois o que é mais importante (Am 4.12). 


Em todo tempo, vigiai. 

Comentários