Falar é fácil

Leitura Bíblica: Salmo 12.1-3

Sejais inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer (1Co 1.10b).


Um atleta, cuja falta de energia era repreendida constantemente por seus compatriotas, um dia abandonou seu país. De volta, ao fim de um certo tempo, ficara proclamando os feitos que ele dizia ter conseguido no estrangeiro. Em Rodes, particularmente, ele havia saltado mais longe que qualquer outro vencedor dos jogos olímpicos. E havia várias testemunhas para dizê-lo. Um dos que o ouviam tomou então a palavra: Se dizes a verdade, não precisas de testemu­nha; dá agora o pulo que deste em Rodes. A prova dos fatos torna todo discurso inútil. 

Como dizem, falar é fácil. E até arrumar amigos como testemunhas também pode ser fácil. Difícil é fazer. Dizer é uma coisa, fazer é outra. Muitas pessoas, com medo de serem criticadas por ter um fraco desempenho, criam uma imagem delas para agradar os outros. Uma imagem irreal e que está somente na aparência do discurso bem feito. 

Davi parece muito incomodado com pessoas que falavam demais. Ele diz  a Deus em oração: “Salva-nos, ó SENHOR Deus, pois já não há mais pessoas de confiança, e os que são fiéis a ti desapareceram da terra. Todos dizem mentiras uns aos outros; um engana o outro com bajulações. Ó SENHOR, faze com que esses bajuladores se calem! Fecha a boca dessa gente convencida (Sl 12.1-3 - NTLH).

As palavras de Davi se encaixam perfeitamente ao tempo atual. Infelizmente, ficamos confusos com as informações que recebemos. Em quem acreditar, no que acreditar? Só nos resta orar: Senhor, feche a boca dos falsos, desmascare os mentirosos, nos ajude a discernir a verdade. Também devemos pedir a Deus: Senhor, nos ajude a viver em verdade, que em nossos discursos não tenhamos a pretensão de mostrar para pessoas algo que não somos. Devemos lembrar que não precisamos ser importantes e ter reconhecimento dos outros, precisamos apenas ser servos de Deus e viver para agradá-lo.  


Que o Senhor tire de nós toda soberba.

Comentários