Avaliação e confirmação

Leitura Bíblica: Gálatas 2.19-20 

Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum (2 Pe 1.10).


Somos participantes do evangelho da graça. Fomos salvos da ira de Deus por meio de Jesus. Nossa paz e alegria estão firmadas na esperança da gloria de Deus. Pela fé temos acesso a esta graça. Embora tenhamos toda a certeza da salvação e companhia com Deus, somos exortados a viver em vigilância, tomando todo cuidado para não nos distrair e nos afastar do caminho de Deus. “Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo” (Hb 3.12). Devemos tomar cuidado para não ser endurecidos pelo engano dos maus desejos e do pecado. Nossa oração deve ser constante, pedindo que Deus a cada dia nos torne dignos da sua vocação. Que Deus cumpra seu propósito em nossa vida (2Ts 1.11-12). 

Como Pedro nos exorta (2Pe 1.10), devemos nos firmar na certeza de que Deus nos escolheu e chamou, procurar confirmar a nossa vocação e eleição. Desta forma, nos fortaleceremos na fé. Não viveremos nos distanciando de Deus e tropeçando todo tempo.  

Rev. Josimar Rocha, sobre esse assunto, diz: “É muito importante avaliarmos o grau de compromisso que temos com Deus”. Para ajudar nesta avaliação, ele diz que devemos nos perguntar: “Estamos mortos para o pecado?” Devemos nos considerar mortos para o pecado e vivos para Deus (Rm 6.1). “Devemos nos considerar mortos para o pecado porque ele não tem mais domínio sobre nós. Quando não compreendemos isso, caímos no erro da vida dupla. Vivemos de acordo com nossos planos, vontade, ideais, pensamentos, mas ao mesmo tempo queremos viver com Cristo. Esta é a razão da falta de poder e da frieza espiritual de muitos” (Josimar). Somente desprezando o pecado é que realmente estaremos vivos para Deus. Como disse Paulo, ainda não alcançamos a perfeição, mas prosseguimos para o alvo. A vida cristã é uma luta e requer constante avaliação e confirmação da vocação. 


Firmes na fé viveremos para Deus. 

Comentários