Através do sofrimento

Leitura Bíblica: 2Coríntios 1.3-7

Vi, com efeito, o sofrimento do meu povo no Egito, ouvi o seu gemido e desci para libertá-lo (At 7.34).


Do limão faça uma limonada. Esta frase é bem conhecida e quer dizer, metaforicamente, que se as dificuldades aparecerem, devemos tirar proveito delas. Diante do sofrimento podemos nos fortalecer. É certo que enfrentaremos dificuldades, também é certo que os problemas não vêm só para nos importunar, vêm também para nos dar maturidade e nos aproximar mais de Deus. 

Precisamos aprender a tirar proveito do sofrimento, senão ele será apenas dor e decepção. “O sofrimento não produz crescimento e bons resultados de modo automático ou natural. Temos de lidar com ele de forma apropriada e enfrentá-lo com paciência e firmeza” (Timothy Keller). O apóstolo Pedro escreveu: “Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo; pelo contrário, alegrai-vos na medida em que sois co-participantes dos sofrimentos de Cristo” (lPe 4.12,13a). “Algumas pessoas têm a visão ingênua de que, por serem espertas, ou disciplinadas, ou decentes, ou boas cristãs, nada muitíssimo ruim lhes acontecerá. Isso nada mais é do que teologia ruim. Assim, a tristeza e a angústia de muitas pessoas são duplicadas e triplicadas não pelo problema em si, mas pelo choque de estarem mesmo sofrendo” (Keller). 

Para tirar proveito do sofrimento, em primeiro lugar precisamos saber recebê-lo sem surpresa ou estranhamento. Precisamos enfrentá-lo, como Timothy Keller disse, com paciência e firmeza. Assim colheremos bons frutos dele. Muitos relatam o quanto puderam aprender e se aproximar de Deus nos momentos de sofrimento. Uma mulher que por muitos anos viu seu marido doente disse: “Descobrimos sentido, propósito, alegria, crescimento e inteireza em nossa perda. Mas sem esta jornada eu teria perdido bem mais. Hoje entendo que o sofrimento e a doçura sem par andam de mãos dadas”. 


Não desperdice o sofrimento. 

Comentários