A quem servir

Leitura Bíblica: Romanos 6.1-7

Porém, se vos parece mal servir ao SENHOR, escolhei, hoje, a quem sirvais (Js 24.15a).


A palavra de Deus é clara: só existem dois caminhos, duas alternativas para a vida, e só podemos seguir por um deles. Ou vivemos de acordo com as paixões humanas ou segundo a vontade de Deus. Ou resistimos o mal e nos aproximamos de Deus ou buscamos seguir nossos desejos perversos e nos afastamos do Senhor. Por isso, o questionamento de Josué ao povo é válido ainda hoje: “Escolhei a quem sirvais”. “Escolher e servir - era o que se exigia dos israelitas; é o que se exige de você: só isso. Escolher e servir - nisso consiste toda a vida (Mark Hopkins). Mais e mais devemos nos confrontar com este questionamento a ponto de nossa escolha ser firme como foi a do apóstolo Paulo que disse: “Já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim” (Gl 2.20). “A alma que acolhe a palavra de Jesus, a alma que entra na própria pessoa de Jesus por intermédio de suas palavras, a alma que conhece como presença diária a lei diária - essa jamais hesitará” (Phillips Brooks). 

Para nos mantermos no caminho, a Palavra de Deus deve ser o nosso respirar. Toplady faz uma comparação interessante dizendo: “A respiração que mantive ontem não vai me manter vivo hoje; preciso continuar respirando, a cada instante, ou a vida física se acaba. Da mesma forma, a força espiritual de ontem precisa ser renovada, e o Espírito Santo precisa continuar a soprar na minha alma a cada momento, para que eu possa gozar do conforto e fazer meu trabalho na obra de Deus”. 

Na hora de tomar decisões precisamos tomar cuidado com os nossos sentimentos. Eles muitas vezes tentarão nos desviar da verdade e do caminho, nos levando para o pecado. Ignore os sentimentos, eles são como o vento. Eles vêm e vão com intensidades diferentes e nos momentos mais imprevisíveis. Firme-se na verdade de Deus, ela é única verdade. É rocha, não muda. Nela devemos depositar nossa atenção. 


Eu e minha casa serviremos ao Senhor. 

Comentários