Sete palavras da cruz

Leitura Bíblica: Salmo 31.1-5

Sede fortes, e revigore-se o vosso coração, vós todos que esperais no SENHOR (Sl 31.24).


Diante de diversas situações, é preciso saber que podemos confiar em Deus e ter a sua Palavra na mente como suporte. No Salmo 31, Davi começa dizendo: “Em ti, Senhor, me refugio”. Jesus, em uma atitude de submissão e confiança, tem como uma de suas últimas palavras o Salmo 31.5: “Nas tuas mãos entrego o meu espírito”. Como Jesus e Davi, devemos entregar as nossas vidas nas mãos de Deus, ele tem cuidado de nós. Podemos dizer a ele: “Tu és a minha rocha e a minha fortaleza” (Sl 31.3); “Confio em ti, SENHOR. Eu disse: tu és o meu Deus. Nas tuas mãos, estão os meus dias” (Sl 31.14-15a). Podemos clamar a Deus: “Compadece-te de mim, SENHOR, porque me sinto atribulado; de tristeza os meus olhos se consomem, e a minha alma e o meu corpo” (Sl 31.9); “Livra-me das mãos dos meus inimigos e dos meus perseguidores. Faze resplandecer o teu rosto sobre o teu servo; salva-me por tua misericórdia” (Sl 31.15b-16).

Um momento da história sempre importante de relembrar é a crucificação de Jesus. É olhando para Cristo que encontramos força para suportar as adversidades. A crucificação de Jesus Cristo é narrada nos quatro evangelhos (Lc 23.33-49; Mt 27.32-56; Mc 15.21-41; Jo 19.17-37). No momento de sua morte, além do Salmo 31.3, Jesus disse algumas palavras conhecidas como As Sete Palavras da Cruz. O Rev. Hernandes Dias Lopes resumiu bem essas palavras dizendo: “Jesus transformou a cruz numa tribuna e do alto do Calvário proferiu sete palavras que impactam ainda hoje o mundo: 1) Palavra de perdão - Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem. 2) Palavra de salvação - Hoje mesmo estarás comigo no paraíso. 3) Palavra de cuidado - Mulher, eis aí teu filho; filho, eis aí tua mãe. 4) Palavra de angústia - Tenho sede. 5) Palavra de desamparo - Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? 6) Palavra de vitória - Está consumado. 7) Palavra de entrega - Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito”. 


Tenha na vida uma atitude de entrega confiante. 

Comentários