Sabedoria

Leitura Bíblica: Provérbios 3.7-14

Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida (Tg 1.5).


Conta-se que certo dia, um homem encontrou-se com um grande sábio. Aproveitando a oportunidade, começou a conversar com ele. Então lhe fez a seguinte pergunta: “O que mais lhe surpreende na raça humana?” O sábio respondeu: “Que se aborrecem por serem ainda criança, que se apressam em querer crescer e que então lamentam por não serem mais crianças. Que perdem sua saúde para conseguirem ter dinheiro e então perdem dinheiro para restaurarem sua saúde. Que por pensarem de forma ansiosa sobre o futuro, se esquecem do presente de tal forma que não vivem nem para o presente nem para o futuro. Que vivem como se jamais fossem morrer, e morrem como se jamais tivessem vivido”. Depois de dizer estas belas palavras o sábio concluiu dizendo: “Devemos aprender que a pessoa rica não é aquela que tem o máximo possível, mas é aquela que necessita do mínimo. Que leva apenas alguns segundos para se abrir feridas profundas nas pessoas que amamos, e que leva muitos anos para as curarmos. Aprender que há pessoas com o poder de amar intensamente, mas que simplesmente não sabem como expressar ou mostrar seus sentimentos. Aprender que duas pessoas podem olhar para uma mesma coisa e vê-la de modos totalmente diferentes. Aprender que nem sempre basta que elas sejam perdoados pelos outros, e sim que elas devem saber como perdoar a si mesmas”. 

A Bíblia está repleta de conselhos sábios. Através da oração podemos sempre ouvir diretamente de Deus conselhos de sabedoria. Como estamos vivendo? Somos sábios ou mais parecidos com os loucos? Se amarmos e buscarmos a sabedoria, seremos sábios. Devemos ouvir o que Salomão diz em Provérbios 4.5-6: “adquire a sabedoria, adquire o entendimento e não te esqueças das palavras da minha boca, nem delas te apartes. Não desampares a sabedoria, e ela te guardará; ama-a, e ela te protegerá”. Precisamos viver com sabedoria. 


Abrace a sabedoria. 

Comentários

Postar um comentário

Sua opinião é importante.