Perigo do coração

Leitura Bíblica: Romanos 5.15-19 

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça (lJo 1.9). 


Um pensamento muito comum atualmente é a ideia de que devemos seguir o coração. Essa é uma forma egoísta de colocar o desejo como padrão para as nossas atitudes. O problema de se agir assim é que dá-se prioridade aos sentimentos acima de todos os valores, acima da própria razão. Gildásio Reis, pensando sobre esta tendência da busca pela satisfação pessoal, disse: “Vive­mos na época da tirania da felicidade e da busca obrigatória da realização pessoal. Repare em sua página do Facebook ou sua conta do Instagram, bem como em suas postagens no WhatsApp. Seus textos e imagens se concentram em mostrar aos outros suas realizações?” É importante notar que o problema não é postarmos nossas conquistas e, sim, ter como foco na vida as nossas conquistas. 

O perigo é seguir o coração deixando de lembrar que ele é enganoso (Jr 17.9). É esquecer que os nossos desejos foram afetados pelo pecado. Precisamos refletir sobre nossa verdadeira condição. Criados a imagem de Deus, mas devido ao pecado, caímos de nossa condição original. “Deus fez o homem reto, mas ele se meteu em muitas astúcias” (Ec 7.29). “Viu o Senhor que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração” (Gn 6.5). Com essas palavras aprendemos sobre o perigo de se confiar no coração e nos sentimentos como a referência máxima para nossa existência. É importante frisar que, mesmo sendo salvos por Deus, ainda temos a tendência ao pecado. Mas, se confessamos os nossos pecados, além de sermos perdoados, somos purificados e seremos capazes de praticar o bem. “O crente tem como um de­safio para tirar o foco de si mesmo, rejeitar a autoconfiança em favor da plena confiança no Senhor. Desse modo, admitindo sua condição pecaminosa, arrependendo-se e voltando-se para o Senhor Jesus Cristo, cada um viverá de modo que agrada a Deus” (Gildásio). 


Siga o coração transformado.

Comentários

Postagens mais visitadas

Bom é inimigo do ótimo

Mensagens Diárias 5

Egoísmo