Procrastinação

Leitura Bíblica: Filipenses 1.3-11

Remindo o tempo, porque os dias são maus (Ef 5.16).


Aprender a usar o tempo é uma prática que devemos dia a dia aprimorar. Isso demonstra maturidade, profissionalismo e responsabilidade. “O tempo é o nosso artigo mais precioso. É algo que nunca podemos acumular, comprar ou exigir. Geralmente ele é gasto descuidadamente e, depois, lamentado. Viver no futuro ou no passado nos deixa sem âncoras. Não há realidade senão no momento e, se você desperdiça este momento, nunca mais poderá recuperá-lo; nunca irá conhecer os tesouros que ele poderia ter reservado para você” (John M. Templeton). 

Entre muitos hábitos ruins, a procrastinação é um grande mal. Ela rouba nosso tempo, nossa vida. John Marks cita como exemplo a fábula da cigarra e da formiga: “Enquanto a formiga trabalhava a cigarra cantava. O tempo todo a formiga lembrava à cigarra que o inverno estava chegando, mas a cigarra não se importava. Quando chegou o inverno, a formiga estava acomodada, quente e confortável. A cigarra, não tendo nada para comer e nenhum abrigo, acabou morrendo no frio”. É claro que podemos e devemos ter momentos de diversão e lazer. Mas o lazer, o descanso, o ficar à toa não deve nos impedir de trabalhar, de produzir, de exercermos nossa função, de cumprirmos nossa missão. 

Cuidado com a procrastinação. Ela pode estar disfarçada. Procrastinar não é somente ficar à toa em lugar de trabalhar. Às vezes ela vem na forma de trabalho ou de atividades que não são prioridade. Atividades que poderiam ser realizadas outra hora. Um exemplo de procrastinação pode ser quando demoramos para cuidar de nossa saúde física e espiritual por estarmos muito ocupados. Deixar para depois o que é importante é procrastinar. Aproveite cada momento da melhor forma possível. Peça a Deus sabedoria para saber o que é melhor fazer em cada dia. Lembremos-nos das palavras de Jesus: “É necessário que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar” (Jo 9.4).


Ocupe o seu tempo. 

Comentários