Fé e razão

Leitura Bíblica: 1Coríntios 2.9-16

Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com a mente; cantarei com o espírito, mas também cantarei com a mente (1Co 14.15).

Fé e razão não são contrárias, são parceiras. Da mesma forma que um pássaro não pode voar com apenas uma asa, nós precisamos crer e também pensar para alcançar voos mais altos. A falta de equilíbrio entra a fé e a razão pode causar problemas. Não podemos ter uma fé puramente emocional, desprovida de conhecimento bíblico e entendimentos da verdade. Por outro lado, de nada adiante ter vasto conhecimento teológico se o coração não for atingido pela mensagem estudada e conhecida. “A confissão de Fé de Westminster considera a razão como uma boa e importante fonte de compressão das verdades bíblicas, mas também - e sabiamente - entende que não é apenas pela razão ou pelo pensamento que acolhemos essas verdades espi­rituais, porque não é apenas um entendimento racional ou lógico, mas uma profunda, íntima e sensacional iluminação do Espírito Santo do Senhor” (Wendell Lessa).

Paulo afirma que nosso conhecimento de Deus é recebido por palavras ensinadas pelo Espírito Santo. Existe conhecimento, portanto existe razão, existe instrução do Espírito Santo, então existe fé. Razão e fé não são concorrentes, estão sempre caminhando juntas. Esta combinação torna possível o nosso crescimento espiritual. Sem a iluminação espiritual não conseguimos compreender as verdades espirituais, sem o entendimento não iremos colocar em prática os ensinamentos comunicados. 

A. W. Tozer aplica este pensamento relacionando-o a avivamentos ocorridos em vários momentos nas igrejas do passado e que foram essencialmente resultantes do fortalecimento da vida espiritual de pessoas que tinham grande conhecimento bíblico. O ministério foi exercido com o objetivo de “trazer vivificação às igrejas que, apesar de ortodoxas, eram destituídas de vida espiritual. Quando o significado interior das doutrinas conhecidas lampejar subitamente no coração de um cristão, o avivamento, neste caso, já começou” (Tozer). 


A mente deve ser nutrida pelo Espírito. 

Comentários