Disciplina da simplicidade

Leitura Bíblica: Marcos 10.23-27

Eis o que tão somente achei: que Deus fez o homem reto, mas ele se meteu em muitas astúcias (Ec 7.29).


O homem moderno vive num mundo de ativismo, em realizações competidoras. O desejo pelo consumismo, pelo luxo e aparência é algo muito comum em nosso tempo. Este desejo de possuir, na maioria das vezes, acontece pela necessidade de impressionar outras pessoas. Não existe nada errado em ter dinheiro, o problema é ter os bens materiais como fonte de satisfação para a vida. Existem muitos alertas na Bíblia sobre isso: “Se as vossas riquezas prosperam, não ponhais nelas o coração” (Sl 62.10). “Nenhum servo pode servir a dois senhores; porque, ou há de aborrecer um ou amar o outro, ou se há de chegar a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas” (Lc 16.13). 

Richard Foster, sobre a disciplina da simplicidade, disse: “O ponto central da disciplina da simplicidade é buscar primeiro o reino de Deus e a sua justiça - e então, tudo o que for necessário virá em sua devida ordem”. Quando não temos Deus como centro da nossa vontade, vamos com certeza nos apegar às coisas, em uma busca sem fim. Devemos tomar cuidado para não nos tornarmos escravos das tantas atrações e complicações deste mundo. Precisamos buscar uma vida simples. Para isso é preciso mudar o coração. A simplicidade é uma atitude externa que inicia internamente. 

Para exercitar a simplicidade, algumas atitudes são importantes. 1) Compre as coisas por sua utilidade e não pelo seu “status”. 2) Crie o hábito de dar coisas, sem medo de ajudar as pessoas. Desacumule, temos muitas coisas que não utilizamos, apenas guardamos. 3) Cuidado com os apelos das propagandas insistentes, das ofertas, dos parcelamentos sem fim. 4) Aprenda a desfrutar das coisas sem possuí-las. Muitas coisas podemos experimentar sem comprar. 5) Sejamos simples no lidar com as pessoas, evitando tanto bajular e quanto tentar impressioná-las. Tenha uma linguagem clara e honesta (Mt 5.37). 


Viva a paz e a liberdade da simplicidade. 

Comentários

Postar um comentário

Sua opinião é importante.