Barulho ou melodia

Leitura Bíblica: Eclesiastes 10.12-15

Não fales aos ouvidos do insensato, porque desprezará a sabedoria das tuas palavras (Pv 23.9).

Certa manhã, meu pai convidou-me a dar um passeio no bosque e eu aceitei com prazer. Depois de um pequeno silêncio ele me perguntou: Além do cantar dos pássaros, você está ouvindo mais alguma coisa? Apurei os ouvidos alguns segundos e respondi: Estou ouvindo um barulho de carroça. Isso mesmo - disse meu pai - é uma carroça vazia… Então perguntei: Como pode saber que a carroça está vazia, se ainda não a vimos? Ora - respondeu meu pai - é muito fácil saber, por causa do barulho. Quanto mais vazia a carroça, maior é o barulho que faz. Tornei-me adulto e, até hoje, quando vejo uma pessoa falando demais, inoportuna, interrompendo a conversa de todo mundo, tenho a impressão de ouvir a voz do meu pai dizendo: Quanto mais vazia a carroça, mais barulho ela faz…

Esta ilustração é muito oportuna. Hoje encontramos muito barulho e pouco conteúdo, muita gente falando sem sabedoria. Parece que quanto mais vazios de entendimento, mais palpites dão. Precisamos tomar cuidado para não nos tornarmos tagarelas ou pessoas que têm opinião para tudo, até sobre aquilo que não conhecem. Alguns concordam a respeito da própria falta de conhecimento e dizem: “Eu não entendo muito bem, mas acho que…” 

Precisamos entender que o silêncio muitas vezes é a melhor resposta que damos a certos assuntos e questionamentos. Existe uma frase de Aristóteles que diz o seguinte: “O sábio nunca diz tudo o que pensa. Mas pensa em tudo o que diz”. Existe, hoje, muito barulho e pouca sabedoria. Existe muita maldade no falar, muito falar para acusar e desqualificar os outros. Compartilha-se também muita notícia falsa, pois o importante não é se a notícia é verdadeira, mas se me agrada ou não. Que possamos ouvir bem e refletir antes de falar. Que Deus tire a maldade e a mentira de nossos lábios. E que nossas palavras sejam medicina, promovam a paz e edifiquem quem as ouve. 


Palavras produzem canções. 

Comentários

Postar um comentário

Sua opinião é importante.