Entre em acordo

Leitura Bíblica: Mateus 5.23-26


Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem (Rm 12.21).


Nos primeiros dias da estação de caça, a andori­nha sentiu o perigo que rondava seus irmãos. Convocou então os pássaros para uma assembleia e aconselhou-os a se proteger. No entanto - acrescentou - se vocês não conseguirem fazer isso, vão até os homens e peçam-lhes para não nos pegar. Os pássaros riram, achando que a andorinha não estava bem do juízo. Ela, por seu lado, foi até os homens e pediu-lhes clemência. Eles a acolheram por vê-la tão inteligente e deram-lhe abrigo. A andorinha encontrou refúgio e proteção entre eles; já os outros pássaros foram pegos e serviram de alimento para os homens. Quem sabe prever os perigos consegue se safar melhor. 

Ter cautela é sempre importante. Não devemos ignorar os problemas que se aproximam de nós. Embora pareça estranho caçadores darem proteção a uma andorinha na estação de caça, podemos dizer que aproximar-se do inimigo, muitas vezes, é uma melhor estratégia do que fugir dele ou agredi-lo. Lendo esta fábula, lembrei da passagem bíblica de nosso texto base. Ela fala sobre entrar em acordo com o seu adversário. No lugar da ira e da vingança, o melhor que podemos fazer quando estamos nos sentindo perseguidos, quando sentimos que existe uma inimizade entre nós e alguém, é entrar em acordo. Aproximar-nos e conversar. Ter a humildade de pedir perdão. Ser aberto para ouvir o que realmente nosso inimigo tem contra nós. A ira descontrolada leva ao homicídio, mesmo que apenas no coração, já o amor transforma inimigos em melhores amigos.  

O texto diz que quando lembrarmos que alguém tem alguma coisa contra nós, devemos largar tudo o que estivermos fazendo e ir até a pessoa. É importante não deixar um problema de relacionamento crescer. O quanto antes conversarmos é melhor. O texto descreve alguém que tinha a possibilidade de ir preso se não tomasse uma atitude. Pense quantos problemas podemos evitar quando nos dispomos a fazer as pazes no lugar de maldizer o nosso próximo. 


Amai os vossos inimigos.

Comentários