Conhecimento de Deus

Leitura Bíblica: Salmo 86.8-12

Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém! (Rm 11.36)

A existência de Deus é algo muito evidente. Deus se revela e se manifesta de forma muito clara. As obras de Deus o fazem conhecido. A única limitação está em nós. Deus é tão grandioso que não somos capazes de conhecê-lo na extensão de seu poder. Como disse Paulo: “Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!” (Rm 11.33). 

É impossível definir quem é Deus em poucas palavras. Mas podemos sim conhecê-lo a partir daquilo que ele mesmo revela a respeito de si mesmo. D. A. Carson disse que Deus é autodefinido. “Ele fala de si mesmo como eterno e justo. É o Deus de amor. É imutável. É verdadeiro. É confiável. É pessoal” (Carson).  Jonathan Edwards diz que Deus é criador e governador do mundo. Ele toca nestes dois pontos fundamentais que devemos sempre ter em mente quando pensamos em Deus. Ele disse: “Sem dúvida, o Criador do mundo é também seu Governador. Aquele que teve poder para dar existência ao mundo, colocando em ordem todas as suas partes, também tem poder de dispor do mundo, de dar seguimento à ordem que constituiu ou alterá-la”. Quando pensamos em Deus, devemos lembrar que ele é o criador de todas as coisas e também tem tudo sob seu cuidado. Deus cuida de tudo e tem todas as coisas sob controle. Quem é Deus? O catecismo nova cidade diz: “Deus é o criador e sustentador de todos os seres humanos e de todas as coisas. Ele é eterno, infinito e imutável em seu poder e sua perfeição, em sua bondade e glória, em sua sabedoria, justiça e verdade. Nada acontece exceto por meio dele e por sua vontade”.   

Diante do conhecimento de Deus nossa atitude deve ser de submissão e adoração. Glorifiquemos a Deus, pois grandes são as maravilhas que ele opera. Entre elas, a nossa salvação. Grande é a misericórdia de Deus para conosco.


Deus seja louvado! 

Comentários