Felicidade

Leitura Bíblica: Salmo 4

Fizeste-me conhecer os caminhos da vida, encher-me-ás de alegria na tua presença (At 2.28).


Você sabe que existe um perigo na busca pela felicidade? Veja o que disse A. W. Tozer: “Há, entre nós, uma ignóbil e irrespon­sável busca pela felicidade. Não creio que seja da vontade de Deus que devemos procurar ser felizes, mas que devemos buscar ser santos e úteis. O santo será um homem útil e, pro­vavelmente, um homem feliz; mas, se buscar apenas a felici­dade, esquecendo-se da santidade e da utilidade, nada mais é que um homem carnal”. 

Tozer fala sobre a felicidade irresponsável - a busca pelo prazer como fonte de vida. Isso realmente não é algo bom, mas sim perigoso. A busca pela felicidade irresponsável é egoísta, não mede as consequências e não se importa com Deus. É uma felicidade materialista, prepotente e orgulhosa. Gosto muito da ideia de que felicidade não é algo que buscamos e sim algo que acontece naturalmente quando vivemos de maneira correta. Felicidade está relacionada à paisagem que contemplamos nos bons caminhos que andamos. É a paz que nos motiva a servir ao próximo e amar a Deus. Felicidade é a essência da fé e o prazer de desfrutar a glória de Deus. 

Como disse Tozer, antes de buscar a felicidade devemos buscar a santidade. A busca da santidade vai gerar em nós sentido de utilidade. Quando sentimos o prazer de servir a Deus e ao próximo, maior alegria temos. Como disse Davi: “Mais alegria me puseste no coração do que a alegria deles, quando lhes há fartura de cereal e de vinho” (Sl 4.7).

Que no lugar da alegria irresponsável, tenhamos a alegria real. A alegria de praticar a justiça, a alegria da comunhão com as pessoas, a alegria de viver com o Senhor e buscar em primeiro lugar o seu reino. “Pois o Reino de Deus não é uma questão de comida ou de bebida, mas de viver corretamente, em paz e com a alegria que o Espírito Santo dá” (Rm 14.17). A alegria de Deus é especial e se manifesta até no tempo de grande sofrimento. 


Em Deus a alegria é completa. 

Comentários