Além do medo

Leitura Bíblica: Colossenses 1.9-11

É na vossa perseverança que ganhareis a vossa alma (Lc 21.19).


Um caçador procurava o rastro de um leão. Per­guntou então a um lenhador: Se o senhor visse o rastro da fera saberia dizer onde ela mora? Vou te mostrar o animal - respondeu o le­nhador. Pálido de medo e batendo os dentes, o caçador exclamou: Não estou procurando o leão, estou procurando seu rastro. Um comentário sobre esta fábula dizia: “Assim é o medroso metido a valente: só é auda­cioso nas ideias” (Esopo).

Nossa tendência natural é ser como este falso caçador. Fortes na intenção, tendo grande agilidade no planejamento e coragem nos pensamentos, mas, na hora da ação, medrosos, prontos a desistir e ágeis em criar desculpas. 

Não precisamos ser assim, tomados de medo, insegurança e sem poder de ação. Se buscarmos o auxílio de Deus, venceremos nossos medos e colocaremos em prática nossos planos. Dia a dia venceremos uma nova batalha. Em cada passo teremos um novo progresso e em cada momento uma nova vitória sobre nossos medos. 

Persistir ou desistir são duas alternativas que estarão constantemente diante de nós. Desistir é deixar ser levado pela falência. Persistir é acreditar e buscar forças para prosseguir rumo a vitória. 

Sim, devemos prosseguir com fé, olhando firmemente para o Deus que torna possível nossas realizações. Conseguiremos, se prosseguirmos focados na verdade, seguindo os conselhos da Bíblia e, assim, obedecendo a Deus. Entendendo que ter foco é mais do que ter um desejo de fazer algo, é seguir em frente, independentemente das oposições e distrações. “Algumas pessoas acham que foco significa dizer sim para a coisa que você irá focar. Mas não é nada disso. Significa dizer não às centenas de outras boas ideias que existem. Você precisa selecioná-las cuidadosamente” (Steve Jobs).

Que possamos prosseguir confiantes no cuidado de Deus e motivados por sua palavra que nos diz: “…sê forte e corajoso, não temas, não te desalentes” (1Cr 22.13b).  


Tenha foco, tenha fé. 

Comentários