Pequenos problemas

Leitura Bíblica: Zacarias 4.8-10 

O coração do sábio adquire o conhecimento, e o ouvido dos sábios procura o saber (Pv 18.15).


Conta-se que numa manhã, na hora do rush, em uma grande área metropolitana, um enorme caminhão de mudanças estava entalado na entrada de uma pas­sagem subterrânea. A estimativa que o motorista havia feito sobre a altura da passagem estava com um erro de alguns centímetros, e o ca­minhão não podia ir para frente nem para trás. Um grande congestio­namento havia se formado. Foram chamados alguns engenheiros para ver qual seria a melhor maneira de liberar o caminhão. No meio de todo barulho e confusão, um menino se aproximou do motorista do cami­nhão. Posso lhe dizer como tirar o caminhão, moço - disse ele. Tá bom, tá bom. Todo mundo é especialista por aqui, resmungou o motorista, impacientemente. É só esvaziar os pneus, disse o menino. E, alguns minutos depois, foi exatamente esta a conclusão a que che­garam os engenheiros. Aqueles poucos centímetros fizeram diferença e o caminhão foi movido tranquilamente sob a ponte. Um comentário sobre esta história dizia: “Às vezes, as soluções dos nossos problemas são assim; apenas uma pequena coisa, uma vela acesa na escuridão, faz toda a diferença”. 

A solução de muitos “grandes problemas” podem ser mais fáceis do que imaginamos. Pode ser que falte apenas um detalhe simples para conseguirmos realizar alguma coisa que é aparentemente impossível. A solução do pro­blema do caminhão foi através de um simples esvaziar de pneus, que ninguém ainda tinha reparado. Em muitos casos, uma pequena atitude tem um grande resultado imediato. Um simples sorriso pode mudar a impressão que alguém tem de nós. Afinar um instrumento pode mudar o som da música. Falar uma palavra pode motivar a esperança perdida de uma pessoa. 

Todos os grandes resultados são a realização de pequenas atitudes, mesmo quando a solução não é imediata. Quando nos empenhamos diariamente a realizar pequenas coisas é que realizamos grandes coisas.


Pequenas ações, grandes soluções. 

Comentários