Segurança e firmeza

Leitura Bíblica: Salmo 37.22-24

O SENHOR firma os passos do homem bom e no seu caminho se compraz (Sl 37.23).


Provavelmente você já levou um tombo na rua. Vinha andando ou correndo quando distraído tropeçou em uma pequena elevação ou pisou em um buraco. Quando isso acontece, ficamos constrangidos e logo levantamos, olhando para os lados para ver se alguém está vendo. Cair, embora não seja uma coisa comum, pode acontecer. Passamos por vários perigos na caminhada. Quando estamos na rua, corremos vários riscos. Buracos, elevações e muitas outras coisas que podem tirar nosso equilíbrio, podem nos atropelar. Mas, na maioria das vezes, temos nos mantido de pé. 

Em nossa vida espiritual, o mesmo acontece. Deus nos ajuda a desviar dos obstáculos da caminhada. Ele nos dá o equilíbrio necessário. Também nos dá uma boa visão para que possamos desviar dos buracos e enxergar os perigos dos caminhos tortos. Se em algum momento tropeçarmos e cairmos, Deus não nos abandona. Ele nos ergue, trata as nossas feridas e nos deixa novamente firmes para continuar. O amor de Deus nos mantém de pé. 

Não precisamos temer as dificuldades do caminho. Enquanto andamos, podemos descansar em paz, certos da direção de Deus. Devemos, sim, sempre ser cuidadosos respeitando a orientação de Deus. Da mesma forma que é necessário em uma viajem de carro respeitar a sinalização, seguir a rota indicada, devemos respeitar e seguir os sinais e os avisos de Deus. Precisamos fugir da tentação dos maus caminhos. Tomar os cuidados necessários é importante para nos mantermos de pé. Como diz Paulo acertadamente: “Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia” (1Co 10.12).

Na certeza de que o Senhor firma os nossos passos, podemos andar seguros. Podemos ser mais velozes, mais alegres na caminhada. Quando os perigos, tentações e barreiras se levantarem contra nós tentando nos derrubar, podemos transpô-las. Isso porque Deus nunca nos deixa sozinhos e, nos momentos mais difíceis, ele nos segura pela mão.  


Deus nos dá equilíbrio. 

Comentários