Quem é Jesus?

Leitura Bíblica: Efésios 1.3-10

Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus (Ap 3.14).


Jesus se apresenta aos membros da igreja de Laodiceia e se identifica  como o Amém, a testemunha fiel e o princípio da criação de Deus. Nestas palavras de auto identificação podemos aprender um pouco mais sobre quem é Jesus. 

Jesus é o “Amém” - Ele é o cumprimento e a consumação da obra de Deus. As promessas de Deus se cumprem nele. Jesus é fiel, obediente à vontade do Pai. Como explica Paulo: “Porque quantas são as promessas de Deus, tantas têm nele o sim; porquanto também por ele é o amém para glória de Deus, por nosso intermédio” (2Co 1.20). Amém quer dizer verdadeiro e certo. Podemos dizer amém, pois em Jesus temos confiança e certeza. Jesus é o amém, “o assim seja”.

Segundo, Jesus é “a testemunha fiel” - Uma testemunha é alguém que, por ter testemunhado um fato, está apto para atestar a veracidade do mesmo. Jesus apresenta Deus Pai ao mundo, testemunhando as promessas e verdade do Pai. 

Terceiro, Jesus é “o princípio da criação de Deus” - “Tal referência pode ser a Jesus como o Alfa, aquele que estava com Deus no princípio (Jo 1.1). Ou também a designação pode referir-se a Jesus ressurreto dentre os mortos, como o primeiro homem da nova criação, o primeiro sinal desse novo mundo que está surgindo. Quan­do Jesus saiu do túmulo no terceiro dia, no domingo da ressurreição (lCo 15.20)” (Natan Fantin).

Jesus, desde o início de tudo, estava com Deus. Por intermédio dele, tudo se fez. “A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela” (Jo 1.4-5).

A ação de Jesus nos livrou da morte. Jesus é nossa luz, nossa vida eterna. Está assentado no trono junto ao Pai. Deus fala conosco através de Jesus, o herdeiro de todas as coisas. “Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder” (Hb 3.1). 


Jesus, nome sobre todo nome.

Comentários