Melhor remédio

Leitura Bíblica: Salmo 119.29-32


Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coisas; antes, segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão (1Tm 6.11).


Clóvis Bovo conta a seguinte história: Um vendedor ambulante percorria os povoados oferecendo remédio contra coice de burro. Instalou-se numa pracinha, junto à capela, e começou a gritar com aquela habilidade própria dos charlatões: Alô, pessoal! Ouvi contar que aqui há muito burro xucro. É só a gente passar perto e já vem o coice. Mas tenho aqui um remédio infalível. Querem experimentar? Os curiosos se juntavam. Então ele mostrava um pacotinho bem fechado, dizendo: Cada pacotinho desses contém o remédio. Cura quem levou o coice e previne contra coices futuros. O pacotinho custa apenas... - e dava o preço de um, de dois, de três pacotes, sempre com o desconto de praxe - Mas, cuidado, perde o efeito. Muitos roceiros compraram o tal remédio. Chegando às suas casas, abriram curiosamente o embrulho e encontraram dentro três metros de barbante e o conselho por escrito: “Para evitar coice de burro, basta ficar longe do animal numa distância correspondente ao comprimento deste barbante”. Desapontados e ludibriados, foram atrás do vendedor para lhe aplicar uma boa surra. Mas o espertalhão já havia sumido da praça.

É certo que ficaram bravos por terem gastado dinheiro com um remédio já conhecido. Na verdade, deveriam ter agradecido pelo sábio conselho. “Para evitar o coice, mantenha a distância”. Digo que é um conselho sábio porque se mantivermos a distância de algumas coisas, a nossa vida será muito melhor. O melhor remédio para o coice é não tomar o coice. 

Devemos ter sabedoria em nossas ações - o que compramos, o que comemos, o que fazemos. Muitas vezes, no lugar de nos afastarmos, estamos nos aproximando de coisas ruins. Perdemos o medo de algumas coisas perigosas. Acreditamos que o burro é manso, que nunca vai nos ferir. Mas isso não é verdade. Quem se aproxima do mal, nunca receberá em troca o bem. Buscando o bem, temos vida segura. 


Aproxime-se de Deus. 

Comentários