Cantai ao Senhor

Leitura Bíblica: Salmo 30.11-12

Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade (Jo 4.24).


Praticar a verdadeira adoração deve ser nosso maior desejo. Adorar a Deus em espírito e em verdade é nosso maior privilégio e dever. Uma das formas que temos para adorar a Deus é cantando louvores a ele. Lutero escreveu: “quando não consigo orar, sempre canto”. Ele tinha consciência das batalhas internas que enfrentava e acreditava que cantar era uma forma de combater os maus pensamentos. Acredito que ele estava certo. Cantar louvores a Deus é ocupar os pensamentos com as coisas do alto. É demostrar reconhecimento da grandeza de Deus. Muitos hábitos ruins, muitas tentações podem ser afastadas quando ocupamos nosso tempo com coisas boas. Com diz a frase: “Quem canta seus males espanta”. 

Cantar é muito bom. As melodias de uma canção podem mudar nossos sentimentos. Às vezes estamos tristes e ouvimos uma canção que nos alegra. Às vezes, estamos em necessidade e através de uma canção nosso coração se enche de esperança. Não só cantamos em busca da alegria, mas na maioria das vezes por estar alegre. Em nosso texto base, Davi relata que Deus converteu seu pranto em folguedos, sua tristeza se transformou em grande alegria. Desta forma seu espírito cantava louvores. Cantamos de gratidão. Não conseguimos ficar calados ou conter a alegria de conviver com a graça de Deus. A música, o canto é uma forma de expressão muito apropriada para demonstrar gratidão. Em Tiago 5.13 lemos: “Está alguém alegre? Cante louvores”.

Que em todo tempo possamos louvar ao Senhor. Sempre esteja em nossos lábios o louvor a Deus. Não importa o tom, não importa a afinação, o que Deus quer de nós é o louvor sincero. “Ele é o teu louvor e o teu Deus, que te fez estas grandes e temíveis coisas que os teus olhos têm visto” (Dt 10.21). Cantemos louvores a Deus. Assim também anunciamos e proclamamos a outras pessoas a salvação. “Cantai louvores ao SENHOR, que habita em Sião; proclamai entre os povos os seus feitos” (Sl 9.11).


Ergamos nossas vozes em constante louvor. 

Comentários