Cinco Solas

Leitura Bíblica: 1 Crônicas 16.23-25

E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória (Is 6.3).


Hoje comemoramos a Reforma Protestante. No dia 31 de outubro de 1517, Lutero afixou na porta da Igreja de Witenberg as 95 Teses que falavam principalmente sobre o sacerdócio universal dos crentes e contra a venda das indulgências. Isto foi o marco inicial das mudanças que vieram a ocorrer. Um grande momento de reavivamento espiritual na história. Os cinco solas vieram como princípios da Reforma Protestante.  

Sola scriptura - Fala sobre a primazia da Palavra de Deus. Nenhum outro escrito ou discurso que contradiga a Bíblia deve ser aceito. Devemos pensar como Lutero que disse: “minha consciência está cativa à Palavra de Deus”. “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim” (Jo 5.39).

Sola gratia - Estávamos mortos. Nenhuma parte de qualquer um de nós permaneceu sem ser maculada pela queda. Mas Deus nos salvou. “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie” (Ef 2.8-9).

Sola Fide - A fé produz em nós condição para crermos em tudo o que Deus fala em sua Palavra. A fé nos faz agir em conformidade com o que aprendemos. A fé nos faz acreditar nas promessas de vida eterna. Pela fé cremos que Jesus é o filho do Deus Salvador. A verdadeira fé tem como sua base a Palavra de Deus (Rm 10.17).

Solus Christus - “Não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos” (At 4.12). Nossa vida e salvação dependem de Cristo e sua obra. 

Soli deo glória - Fomos criados para glória de Deus. “Fomos feitos para encontrar o nosso mais profundo prazer em admirar o infinitamente admirável - a glória de Deus” (Desconhecido). Nossa máxima esperança é ver a glória de Deus. “E gloriamo-nos na esperança da glória de Deus” (Rm 5.2b). 


Busquemos o contínuo avivamento.

Comentários