O orgulho de Assuero

Leitura Bíblica: Ester 1.10-12


Melhor é o longânimo do que o herói de guerra, e o que domina o seu espírito, do que o que toma uma cidade (Pv 16.32). 


Assuero foi um rei muito rico e poderoso. Para demonstrar todo o seu poder, resolveu dar três grandes festas. Ele demonstrou seu orgulho ao tentar impressionar seus convidados. Com isso ele acreditava conseguir manter seu prestígio e consequentemente a sujeição de seus súditos. Mas, depois de beber muito, já não estava conseguindo pensar muito bem. Ele mandou chamar a rainha Vasti, ordenando que ela exibisse sua beleza aos convidados. A rainha respondeu com um sonoro “não vou”. Assuero, ao invés de reconhecer o seu erro, resolveu vingar-se de sua esposa. Ele ficou muito irado e, de comum acordo com seus conselheiros, destronou a rainha.  

Sabemos que o que acontece neste primeiro capítulo faz parte do propósito de Deus em libertar o povo que seria ameaçado de morte. A nova rainha será Ester e ela conseguirá ajudar o seu povo a obter a liberdade. Mas este capítulo nos traz grandes lições a respeito do perigo da arrogância.

A arrogância leva à queda. Assuero quis mostrar toda a sua glória e poder. Mas a história conta que depois de alguns anos seus exércitos foram derrotados. Seu sonho de dominar o mundo foi por água abaixo. A autoridade de todas as pessoas está sujeita à au­toridade de Deus que é o Senhor de todos. Devemos lembrar que somente ele tem o controle absoluto (Rm 13.1). 

A arrogância associada à embriaguez é desastrosa. No caso de Assuero, o levou a tomar decisões erradas. Sua atitude de chamar a rainha para desfilar foi a atitude de um homem orgulhoso, bêbado e sem qualquer compostura. E depois, juntando o orgulho, arrogância e embriaguez, a conclusão não poderia ser pior. Assuero demonstra espírito vingativo destronando a rainha. É importante lembrar que a vingança nunca é remédio, mas um combustível que coloca mais fogo à ira. Somente o perdão e o amor podem ajudar nos momentos de raiva. Que possamos viver em humildade e sobriedade. 


O melhor caminho é o caminho da paz. 

Comentários