Intimidade e oração

Leitura Bíblica: Isaías 1.2-3


A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança (Sl 25.14).


Achei interessante a comparação da oração e o telefone. Muito boa para explicar a necessidade de termos intimidade com Deus para que as nossas orações se tornem mais efetivas. A comparação é a seguinte: A dinâmica da oração é semelhante ao uso do telefone. Se você não conhece a pessoa que fala do outro lado, a comunicação fica prejudicada. É como se caísse em lugar errado - engano. Mesmo havendo diálogo entre as duas pessoas, o conhecimento é limitado, e nunca será como se houvesse uma amizade sólida entre os dois. Não há como ter intimidade com quem não é amigo. E para ser amigo é necessário conhecer um ao outro. 

Realmente é muito mais fácil conversar com alguém que já conhecemos. Mais fácil ainda é conversar com alguém que temos intimidade e amizade. À medida que o nosso relacionamento com Deus vai aumentando, nossos pedidos são mais atendidos. Não porque ele nos dá prioridade, mas porque nós sabemos o que devemos pedir. Este é o verdadeiro poder da intercessão, pedir conforme a vontade de Deus. “E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve” (1Jo 5.14a). Isso é o que podemos chamar de uma conversa confiante e íntima. Às vezes não encontramos o que precisamos porque não buscamos a Deus como devemos. “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração” (Jr 29.13). 

Deus tem falado, será que temos ouvido a sua voz? Temos entendido o que ele quer nos dizer? Isaías diz que até o boi conhece o seu possuidor, mas o povo não entendia a Deus. Que possamos conhecer a Deus dia a dia. Somos do Senhor, nossa vida pertence a ele, nossa comunicação com Deus é essencial para que tenhamos vida. Nossa fé é alimentada pela comunhão com Deus. Somos chamados à comunhão. (1Co 1.9) “Por toda a terra se fez ouvir a sua voz, e as suas palavras, até aos confins do mundo” (Rm 10.18).


Fale com Deus, ouça a Deus. 

Comentários