Fé sem limite

Leitura Bíblica: João 11.21-24

Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações (Jr 1.5).


Nosso texto base narra a conversa de Marta com Jesus quando Lázaro estava morto. Ela disse: “Senhor, se estiveras aqui, não teria morrido meu irmão”. Estava confiante que a presença de Jesus poderia ter impedido a morte de seu irmão. Depois ela acrescenta: “Sei que, mesmo agora, tudo quanto pedires a Deus, Deus to concederá”. Sua afirmação é de alguém com muita fé. Mas suas palavras não vão coincidir com seus próximos pensamentos. Jesus respondeu: “Teu irmão há de ressurgir”. Jesus estava dando a Marta uma notícia maravilhosa. Ela não precisava se preocupar, Jesus iria ressuscitar Lázaro em poucos minutos. Mas ela não entendeu isso corretamente e disse: “Eu sei, que ele há de ressurgir na ressurreição, no último dia”.

Andrew Murray comenta esta passagem dizendo: “Em suas orações, cuide, acima de tudo, de não limitar a Deus, não apenas por incredulidade como também pensando que você sabe o que ele pode fazer. Espere coisas inesperadas, acima de todas as coisas que pedimos ou imaginamos. Sempre que for interceder, primeiro se aquiete e louve a Deus em sua glória. Pense naquilo que ele pode fazer, em como se alegra em ouvir a Cristo, pense na posição que você ocupa junto a Cristo; e espere grandes coisas”. 

Deus tem cuidado de nós. Sua ação em nossa vida tem sido realmente muito maior do que pedimos ou pensamos. Temos uma fé limitada. Constantemente estamos interpretando de forma errada a vontade de Deus para a nossa vida. Como disse Murray, devemos pensar mais naquilo que Deus pode fazer e não naquilo que imaginamos que ele vai fazer em nossa vida. Deus tem poder suficiente. Ele é Deus e pode fazer o que quiser. 

Precisamos buscar em Deus sabedoria para que nossa oração seja conforme a sua vontade. Não podemos duvidar de Deus, questioná-lo e muito menos tentar limitá-lo. Devemos orar com maior intrepidez lembrando que somos amados do Senhor. 


Somos filhos de Deus e vivemos sobre os seus cuidados.

Comentários