Discípulos

Leitura Bíblica: 2 Reis 6.1-7

Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel (Is 41.10).


Eliseu, em seu trabalho como profeta, além das pregações e milagres que fazia, também auxiliava escolas de profetas. Em nosso texto vemos que havia uma necessidade. Ampliar as acomodações de uma destas escolas. Os próprios discípulos, juntos com o profeta, colocaram as mãos à obra. Foram próximos do Jordão cortar madeira. Um dos discípulos que estava trabalhando com um machado emprestado acidentalmente deixou o ferro do machado cair no rio. O profeta Eliseu perguntou se ele sabia o lugar certo onde o ferro havia caído. Ele apontou o lugar. O profeta atirou um pedaço de pau na água e o machado flutuou. 

Uma das lições que podemos aprender com esta história é que Deus sustenta seus discípulos em seu ministério. Mas isso não significa que não passaremos por dificuldades. Aqueles discípulos passaram por várias dificuldades. Passaram por fome (2Rs 4.38-44) e falta de acomodação adequada para estudar a Palavra de Deus (2Rs 6.1). Como aqueles discípulos devemos exercer nosso chamado, apesar das dificuldades. Também é importante notar que o ministério exige atenção e cuidado. A perda do ferro do machado provavelmente foi culpa do discípulo. Ele devia ter revisado o machado e prendido melhor seu ferro. Ao exercer nosso ministério, precisamos ser cuidadosos. 

O mais importante que podemos destacar nesta história á a atitude do discípulo ao perder o ferro. No momento de sua maior aflição, ele clamou ao profeta: “O machado caiu na água…Ai meu senhor!” (2Rs 6.5). Seu grito foi uma exposição de incapacidade, de fragilidade, de necessidade. Então vemos o profeta lhe perguntar: Onde caiu? Devemos entender a importância dos detalhes, do reconhecimento de onde está o erro. Após a declaração do discípulo sobre onde o ferro havia caído, Deus opera o milagre. Entendemos que o Senhor pode recuperar aquilo que perdemos e nos colocar de volta ao nosso trabalho.


Deus sustente seus discípulos. 

Comentários