Dia da Pátria

Leitura Bíblica: Salmo 103.19-22

Bem-aventurado o povo a quem assim sucede! Sim, bem-aventurado é o povo cujo Deus é o SENHOR! (Sl 144.15)


Hoje é o dia em que comemoramos a Independência do Brasil. Foi no dia 7 de setembro de 1822, às margens do riacho do Ipiranga, que o Imperador Dom Pedro I proclamou a Independência do Brasil, formalizando a separação com Portugal. Depois de muitos conflitos e passados mais de dois anos, Portugal finalmente reconheceu a independência brasileira, com o Tratado de Paz e Aliança assinado entre os dois países. 

Hoje é dia de orarmos pelo Brasil. Dia de agradecer a Deus pelo nosso país, lugar onde nascemos, lugar em que Deus nos colocou e devemos exercer nossa função patriota. É nesse lugar que devemos exercer nosso ministério, anunciando o evangelho aos brasileiros. Mesmo diante das crises que enfrentamos, devemos acreditar que Deus cuida de nós e cada situação está sob o seu governo. “Nos céus, estabeleceu o SENHOR o seu trono, e o seu reino domina sobre tudo” (Sl 103.19). Deus governa o Brasil e todas as nações. “Deus é Senhor de nosso país e não está alheio ao que tem acontecido. Essa verdade nos faz olhar para as questões que envolvem a nossa difícil circunstância de forma diferente, pois alimenta em nosso coração a esperança de que estamos seguros em suas cuidadosas mãos. Essa esperança também deve nos levar a oração” (Rev. Aldei Soares). 

Hoje também é um importante dia para lembrarmos de nossa pátria celestial. Sabemos que o Brasil é nossa pátria temporária. Vivemos aqui, mas almejamos uma pátria superior. Embora esperemos que nosso país melhore e que seja dia a dia alcançado pelo evangelho, nossa verdadeira e maior esperança está na pátria celestial. “Por isso, há esperança para o seu futuro, declara o Senhor. Seus filhos voltarão para a sua pátria” (Jr 31.17). Oremos pelo Brasil, sejamos patriotas e mais comprometidos com a evangelização do nosso povo. Que Deus seja o Senhor de nossa terra e de nossas vidas.


Feliz é o povo que Deus escolheu para ser dele. 

Comentários