Resposta branda

Leitura Bíblica: Provérbios 15.1-5


A longanimidade persuade o príncipe, e a língua branda esmaga ossos (Pv 25.15).


Até os mais mansos um dia perdem a paciência. Ficar nervoso e revidar com rispidez a alguém. Infelizmente é algo que acontece. O que não pode acontecer é acharmos isso normal, correto, e pensarmos que dando uma resposta ríspida iremos convencer alguém de que temos razão. De forma alguma devemos nos conformar com um comportamento agressivo e intolerante, sempre pronto a retaliação. Além de ser isso uma demonstração de falta de amor, é também uma forma de ficar cada vez mais longe de conseguir convencer alguém ou conquistar algo. É sim uma forma de irritar as pessoas, de afastá-las de nós, de fazer os outros desejarem o mal contra nós, de gerar ações de vingança. 

A resposta branda, amável e delicada acalma o furor, a ira, mas a palavra dura aumenta a raiva e a indisposição (Pv 15.1). “Enfrentar fogo com fogo apenas agrava o problema, o que apaga o fogo é a água. Aprender a arte de dar uma resposta suave irá sempre colocá-lo em vantagem, em momentos de grande tensão, quando as emoções tendem a tomar conta da situação” (Jonh Marks Templeton). Quando falamos ou tomamos decisão com raiva provavelmente iremos errar. No momento da ira não pensamos bem. Os sentimentos aguçados fazem nossa mente ampliar o problema e por isso elevamos o tom de nossa resposta. 

Como disse Templeton, precisamos aprender a arte de dar uma resposta suave. Como? Buscando o domínio próprio, praticando o amor ao próximo e exercitando a longanimidade. Não se conforme com “seu jeito de ser”, sempre com desculpas, dizendo: “Ele me irrita”, “fulano é insuportável”. Na verdade, nós nos irritamos quando deixamos que os problemas controlem nosso comportamento. “A verdade é que ninguém, a não ser você, tem o poder de deixá-lo irritado. Se alguém assumir este poder sobre você, é que você lhe deu este direito” (JMT). Realmente não podemos culpar os outros pela forma grosseira de nosso agir. 


O amor é a maior força que temos. 

Comentários