Modelo de pai

Leitura Bíblica: Jó 1.1-5


Filho meu, ouve o ensino de teu pai (Pv 1.8a).


Parabéns a você que é pai. Lembre-se que Deus lhe concedeu um grande privilégio e também uma agradável responsabilidade. Uma família bem estruturada tem o Senhor edificando a casa através do cuidado e educação dos pais. Principalmente a figura paterna é muito importante. E como pais devemos ser modelo para os nossos filhos. Li certa vez um pequeno texto do Rev. Hernandes Dias Lopes que falava a respeito de Jó como um exemplo de pai a ser seguido. Ele destacou os seguintes pontos: 

1. Jó tinha uma vida íntegra - “...homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal” (Jó 1.1). Não havia ninguém na terra semelhante a ele. Ele era modelo para os seus filhos. Ele educava os seus filhos não apenas pelo que falava, mas sobretudo pelo que demonstrava com sua vida. 

2. Jó cultivou a amizade entre os seus filhos - Os filhos de Jó eram amigos uns dos outros (Jó 1.4). Jó investiu na unidade da família. Ele se esforçou para que seus filhos vivessem em constante harmonia. 

3. Jó velava constantemente pela vida espiritual de seus filhos - “Decorrido o turno de dias de seus banquetes, chamava Jó a seus filhos e os santificava...” (Jó 1.5). O ensino e o zelo pela formação espiritual de seus filhos não foi um esforço despendido apenas na infância. Ele não abre mão da sua responsabilidade de pai que quer inculcar no coração de seus filhos os valores do céu. 

4. Jó era intercessor dos seus filhos - Jó não abria mão de orar pelos seus filhos de madrugada. Ele era um homem de negócios. Tinha muitos compromissos. Mas a sua prioridade era levantar de madrugada para interceder pelos seus filhos. “...levantava-se de madrugada, e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles, pois dizia: Talvez tenham pecado os meus filhos, e blasfemado contra Deus em seu coração…” (Jó 1.5). 


Que possamos cada dia exercer a paternidade com sabedoria e dedicação.


Feliz dia dos pais! 

Comentários