Castelos

Leitura Bíblica: Marcos 13.1-2


Que acumulem para si mesmos tesouros, sólido fundamento para o futuro, a fim de se apoderarem da verdadeira vida (1Tm 6.19).


Nosso texto base conta que Jesus estava saindo do templo com os seus discípulos quando um deles, admirando a beleza do templo, disse: Mestre! Que pedras, que construções! Ouvindo isso, Jesus respondeu: Isso que você vê, estas grandes construções? Não ficará pedra sobre pedra. Israel Belo Azevedo, comentando este texto, disse: “Há muitos símbolos nas palavras de Jesus sobre a destruição do templo de Jerusalém. Um deles é que castelos, sejam pessoais, profissionais ou empresariais, podem ruir. Há uma lógica na queda. Uma delas tem a ver com a mentira. Tudo aquilo que é levantado sobre a mentira cai um dia. A mentira pode estar na motivação para se obter simpatia: quando se diz que o alvo é um, mas, na verdade, é outro. A mentira pode estar na metodologia empregada para a construção do sucesso: quando se empregam recursos escusos, que não podem ser publicamente assumidos”.

Castelos podem e irão ruir. Não podemos nos firmar em nada deste mundo. Como temos edificado nossas vidas? Em qual o alicerce estamos firmados? Gostei desta explicação do pastor Israel. Ele nos lembra que devemos tomar cuidado com aquilo que chamamos de tesouros. Não devemos colocar nosso coração e nossa admiração nos castelos deste mundo. O exemplo da mentira é muito oportuno. Assim como grandes construções que aparentemente são inabaláveis podem ruir, grandes nomes podem ser construídos com base na mentira. 

Nossa vida deve ser edificada na verdade. Seguindo a verdade e falando a verdade. Paulo desejava o progresso espiritual na vida dos Colossenses e lhes disse: “Como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele radicados, e edificados, e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graças” (Cl 2.6-7). Não devemos ficar encantados com os magníficos castelos, mas firmar nossos olhos em Cristo, o autor e consumador da nossa fé. 


Edifique-se na glória de Deus. 

Comentários