Quebra-cabeças

Leitura Bíblica: Salmo 55.17-19


Quanto a mim, porém, amargurado e aflito, ponha-me o teu socorro, ó Deus, em alto refúgio (Sl 69.29).


O que é um problema? O dicionário define problema como “uma questão proposta para ser resolvida”. Quando um problema ocorre em nossa vida, não temos nada além de uma oportunidade de resolver uma nova questão. Não é o fim. Talvez uma pausa, um momento de reflexão, de recriação. John Marks Templeton, falando sobre isso, disse: “Um problema é como um quebra cabeças que foi tirado da caixa. Há milhares de pecinhas, cada uma com um potencial de união para formar uma imagem. As peças espalhadas sobre a mesa, sem estarem unidas, não significam nada. A diversão do quebra-cabeças é encontrar a relação entre as peças, e uni-las. Muitas vezes você irá descobrir que procurar e encontrar as peças é mais divertido do que ter a figura formada, pois o processo é tão importante quanto a resolução do problema apresentado por ele”. 

O que nos conforta é saber que todas as peças irão um dia se juntar. Sabemos que Deus nos orienta e nos instrui dia a dia. Resolver problemas faz parte da vida e de nosso crescimento em maturidade. Faz parte da nossa felicidade ver a obra de Deus se formando dia a dia em nossa história. Não quero dizer que ficamos felizes porque as coisas ruins acontecem. Nossa felicidade está em ver o milagre da solução de tantos problemas difíceis. 

“Por que, então, perguntou Lutero, ficamos surpresos quando nossa vida é mergulhada na escuridão e na dor? Embora os propósitos de Deus sejam quase sempre tão ocultos e obscuros, nós - que temos os ensinos da Bíblia e entendemos sua mensagem - sabemos que o caminho para o alto é a descida. O caminho para o poder, a liberdade e a alegria atravessa sofrimentos, perdas e dores. Não que essas coisas ruins produzam coisas boas automaticamente ou puramente como uma troca de uma coisa pela outra. O sofrimento só produz crescimento quando compreendemos o sofrimento e a obra de Cristo em nosso favor” (Timothy Keller). 


O problema tem solução.

Comentários