Coragem para correr riscos

Leitura Bíblica: Atos 23.11-16


Invoco o SENHOR, digno de ser louvado, e serei salvo dos meus inimigos (2Sm 22.4).


Existem riscos que devemos correr, outros que devemos fugir. A vida não é um conto de fadas. Os desafios estão aí e são para todas as pessoas. T. S. Eliot disse: “Somente aqueles que correm o risco de ir longe demais podem descobrir até onde alguém pode ir”. Ficar parado, fugir dos riscos, realmente não vai nos levar a lugar nenhum. Agir corajosamente nos dará uma melhor noção de até onde Deus quer que cheguemos e qual o tamanho da obra que ele quer que realizemos. 

Nélio DaSilva disse: “Coragem não é um poder mágico disponível apenas para super-heróis; coragem é uma opção disponível para qualquer pessoa, em qualquer momento. Qualquer tipo de progresso exige que você trabalhe com desafios. Coragem é a disposição de fazer isso, de aceitar o risco para que você possa alcançar a recompensa almejada. Obviamente que é tolice ir em busca de riscos desnecessários e improdutivos. No entanto, é muito maior tolice e profunda ingenuidade imaginar que você pode prosperar sem nunca encontrar nenhum risco ou desafio que demanda e exige coragem. Com dedicação, pesquisa, consciência, propósito e cuidado, aja com coragem. Não fuja dos desafios, não se acue, aja com coragem e faça a sua parte a fim de aprimorar a sua vida e o mundo ao seu redor”.

Sim, podemos acreditar que qualquer pessoa, com confiança em Deus, pode ter atitudes corajosas. Podemos ir mais longe, porque Deus nos reveste com a sua misericórdia e graça. Podemos ter coragem para realizar grandes coisas com humildade. Podemos vencer grandes obstáculos lembrando das palavras de Paulo: “Tudo posso naquele que me fortalece” (Fp 4.13). Podemos ter a convicção de Davi que acreditava não precisar ter medo: “O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O SENHOR é a fortaleza da minha vida; a quem temerei?” (Sl 27.1).


Prossiga com coragem. 

Comentários