Grande valor

Leitura Bíblica: Mateus 19.16-22


Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores (1Tm 6.10).


Uma mulher sábia fazia uma viagem através das montanhas quando, no leito do rio, encontrou uma pedra preciosa. No dia seguinte, continuando seu caminho, deparou-se com um viajante que tinha fome e, para atender o seu pedido de ajuda, a mulher abriu a bolsa para dividir com ele sua comida. O homem deslumbrou-se com a visão da pedra e pediu à mulher que lhe desse de presente. Sem hesitar, ela lhe entregou a joia. O viajante se foi, rejubilando-se por sua sorte. O tesouro poderia garantir-lhe segurança para toda a vida. Mas, alguns dias depois, ele voltou à procura da mulher. Ao encontrá-la, entregou-lhe a pedra, dizendo: “Pensei muito e sei bem o valor desta pedra, mas venho devolvê-la. O que quero é algo muito mais precioso. Se for possível, me dê o que está dentro de você e que a fez capaz de me entregar um tesouro como esse”.

Grande valor realmente tem um coração que não se prende a riquezas, que sabe se compadecer do necessitado. Mas este viajante, sem saber, pede o que já tem. Ao devolver a pedra, ele demonstra grande humildade e desprendimento. Quando recebeu a pedra, mais do que um tesouro material, ele também foi influenciado moralmente. Ao ver o gesto daquela mulher, seu coração foi transformado. Ele não encontrou dificuldade em devolver a pedra preciosa. 

Esta história ilustra uma grande verdade. Não devemos amar os tesouros deste mundo. Jesus certa vez encontrou com um jovem muito rico. Uma boa pessoa, guardava os mandamentos, mas era apegado às suas riquezas. Disse-lhe Jesus: “Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá aos pobres e terás um tesouro no céu; depois, vem e segue-me” (Mt 19.21). O texto prossegue dizendo: “Tendo, porém, o jovem ouvido esta palavra, retirou-se triste, por ser dono de muitas propriedades” (Mt 19.22).

Não precisamos vender nossos bens. Porém é necessário sempre refletir qual é a importância que damos a eles. 

 

Deus no coração é nosso tesouro. 

Comentários