O poder da língua

Leitura Bíblica: Tiago 3.9-10

Põe guarda, SENHOR, à minha boca; vigia a porta dos meus lábios (Sl 141.3).


Conta-se que certa vez um mercador grego, rico, ofereceu um banquete com comidas especiais. Chamou seu escravo e ordenou-lhe que fosse ao mercado comprar a melhor iguaria. O escravo retornou com belo prato. O mercador removeu o pano e assustado disse: Língua?!! Este é o prato mais delicioso? O escravo, sem levantar a cabeça, respondeu: A língua é o prato mais delicioso, sim senhor. O mercador, não muito convencido, quis testar a sabedoria de seu escravo, e o mandou de volta ao mercado, desta vez para trazer o pior alimento. O escravo voltou com um lindo prato, coberto por fino tecido. O mercador, ansioso, retirou o pano para conhecer o pior alimento. Língua, outra vez?!! disse, espantado. Sim, língua, respondeu o escravo. Não há nada pior que a língua e não há nada melhor que a língua. Depende do modo que a usamos. 

Realmente foi isso que disse Tiago. Com a mesma língua que bendizemos a Deus, falamos mal dos homens. O que falamos, pode ser remédio ou veneno. Pode causar alegria e saúde, ou tristeza e dor. “Meus irmãos, não é conveniente que estas coisas sejam assim” (Tg 3.10b). 

Precisamos aprender a dominar a língua. Controlar a língua é muito difícil, por isso é considerado grande virtude. Devemos pedir ajuda a Deus para que ele guarde nossos lábios. Dominando as nossas palavras, além de abençoar as pessoas que nos ouvem, nos tornamos mais fortes para dominar todo restante.

Devemos refrear nossa língua, ouvir mais e falar menos. “Refreia a tua língua do mal, e os teus lábios de falarem dolosamente” (Sl 34.13). “O que guarda a boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios a si mesmo se arruina” (Pv 13.3). “No muito falar não falta transgressão, mas o que modera os seus lábios é prudente” (Pv 10.19). “Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar” (Tg 1.19). 


Domínio próprio começa no falar.

Comentários