Forças renovadas

Leitura Bíblica: Isaías 40.29-31

Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam (Is 40.31).


Muitas pessoas estão sofrendo, tristes, cansadas, com a alma vazia. O pior de tudo é que estão assim desnecessariamente. Há um lugar de descanso muito próximo. Existe um caminho de paz. Alimento para a vida e refrigério para a alma, encontramos em Deus. Sobre isso, o Arcebispo Trech disse palavras muito especiais. Ele escreve uma oração de gratidão a Deus dizendo: “Senhor, quanta renovação em nós uma curta hora passada em tua presença realiza!Quantos pesados fardos tira de nosso peito! Quantas terras ressequidas renovam-se como num aguaceiro! Ajoelhamo-nos - e tudo em redor parece diminuir. Levantamo-nos - e tudo, distante e perto, enfileira-se radiante, nítido e bravo. Ajoelhamo-nos - tão fracos; levantamo-nos – tão cheios de poder. Por que, então, cometemos contra nós esse erro ou outros - de modo que nem sempre somos fortes; às vezes somos dominados por preocupações; de modo que às vezes somos fracos ou impiedosos, ansiosos ou agitados, quando conosco está a oração, e a alegria, a força e a coragem estão em ti?”

Sua declaração, acompanhada de uma pergunta, nos faz refletir sobre como é possível descansar em Deus. No lugar da ansiedade, devemos lançar em Deus nossa esperança. No lugar da tristeza, devemos gastar tempo com Deus. 

Nosso texto base deixa claro que a força e a alegria não é particularidade dos jovens, mas sim dos que esperam no Senhor. A presença de Deus renova as nossas forças. Como uma noite bem dormida nos dá disposição para um novo dia, a companhia de Deus não nos permite desistir, desanimar. “Ele fortalece o cansado e dá grande vigor ao que está sem forças” (Is 40.29). Experimente deixar os problemas e preencher os pensamentos com a alegria do Senhor. “Como é feliz o povo que aprendeu a aclamar-te, Senhor, e que anda na luz da tua presença! Sem cessar exultam no teu nome, e alegram-se na tua retidão, pois tu és a nossa glória e a nossa força, e pelo teu favor exaltas a nossa força” (Sl 89.15-16). 


Deus é o nosso escudo e fortaleza. 

Comentários