Boas compras

Leitura Bíblica: 1 Timóteo 6.6-10

Por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos (1Tm 6.8).


Dar conselhos sobre finanças é parecido com dar conselhos sobre alimentação saudável. É falar sobre algo que todos têm conhecimento, mas pouca prática. Mas falar nunca é demais, relembrar é sempre importante. E quem sabe não chegou a hora de transformar a teoria a seguir em prática de vida. Principalmente agora que estamos chegando ao final do ano e muitos gastam de forma displicente, fazendo contas que vão ficar pagando o ano todo. 

O que devemos lembrar? O que pode nos ajudar? Vou compartilhar de forma adaptada alguns itens de uma lista de um autor desconhecido que dizia: 1. Gaste menos do que você recebe. Usando o 13º, férias, talvez você possa colocar alguma coisa na poupança. 2. Dê presentes que não podem ser comprados. Os presentes mais preciosos não podem ser comprados com dinheiro, como por exemplo amor, compromissos de fidelidade, apoio, amizade. 3. Faça uma lista de presentes. Antes de sair, faça uma lista com nomes, presentes e preços. Calcule o custo total. Decida quanto você pode ou deve gastar por presente neste Natal. 4. Não compre nada porque está barato. Evite cair na tentação de comprar algo apenas para aproveitar o preço. 5. Cuidado com o cartão de crédito! Lembre-se de que os meses de janeiro e fevereiro contêm muitas despesas extras, devido às férias escolares, matrículas, livros, etc. 

Devemos lembrar que faz parte de nossa vida cristã ter uma vida financeira organizada. Precisamos ter responsabilidade. Não podemos ficar devendo, nem sermos consumistas, ambiciosos pelos bens materiais. Muitas vezes culpamos a crise e os salários baixos, mas esquecemos que na maioria das vezes o problema está em nossa má administração do dinheiro que recebemos e na falta de discernir a diferença entre “eu preciso!” e “eu quero!”.  Use os recursos dados por Deus com responsabilidade e sabedoria. Ajude as pessoas.


Organize sua vida financeira. 

 

Comentários