Ação e reação

Leitura Bíblica: Romanos 2.6-10

Aprendam a fazer o bem! Busquem a justiça, acabem com a opressão (Is 1.17).

Reações serão correspondentes às suas ações. Esta frase tem muito sentido. O que semeamos colhemos. Se comemos demais engordamos, se tratamos bem uma pessoa somos bem tratados.  “Quando você é bom para os outros, você se torna melhor para si mesmo” (Louis L. Mann).
Veja o que o pastor Nélio daSilva disse sobre isso: “Quando a sua motivação é ferir, você é que será ferido. Quando a sua motivação é enganar, você é que será enganado. Se a sua motivação é lesar, você fatalmente será lesado. Se a sua motivação é de dar, você irá receber em retorno. Se a sua motivação é a de ensinar, você é quem irá aprender. Quando a sua motivação é a de genuinamente apreciar, você é quem será admirado. Quando a sua motivação é ajudar, você é quem será ajudado. Se a sua motivação é de nutrir, você é quem será fortalecido”.
Algumas vezes nos perguntamos porque as coisas não estão tão bem como queríamos sem notar que a explicação está bem perto. Muitos dos problemas que enfrentamos são reações ao nosso modo de agir. É claro que não devemos nos culpar por tudo o que acontece e nem tentar associar um pecado ou um erro pessoal a cada um dos problemas que nos acometem. Mas não deveríamos ficar tão impressionados quando alguma coisa acontece, sem lembrar da possibilidade de sermos o principal responsável.
Temos que tomar cuidado com as nossas motivações. “As suas motivações irão levar-lhe para frente ou para trás, dependendo da maneira sobre a qual você decide agir. A sinceridade e a integridade das suas motivações é que irá afetar a qualidade da sua vida” (Nélio). É preciso buscar o bem. Entender que Deus nos dá a possibilidade de agir tomando várias ações diárias que irão construir uma vida melhor. Também é preciso ficar alerta para não agir de forma precipitada causando problemas que poderiam ser evitados. Cuide de suas motivações, elas se transformarão em ações.

Fazer o bem faz bem.

Comentários