Deus se inclina

Leitura Bíblica: Salmo 33.11-22

Pois os olhos do Senhor estão atentos sobre toda a terra para fortalecer aqueles que lhe dedicam totalmente o coração (2Cr 16.9).

Deus está vendo. Esta frase, que muitas vezes pode parecer uma ameaça, é uma palavra de grande consolo. Ela quer dizer que Deus está te acompanhando, cuidando e amparando. É como um pai que observa seu filho para o livrar dos perigos do caminho. Como ressalta o salmista: “Quem há semelhante ao SENHOR, nosso Deus, cujo trono está nas alturas, que se inclina para ver o que se passa no céu e sobre a terra?” (Sl 113.5-6). A resposta é: ninguém, não há outro Deus. Charles Spurgeon disse: “Talvez nenhuma figura de linguagem represente Deus sob uma perspectiva mais graciosa do que esta em que ele é mencionado inclinando-se de seu trono e descendo do céu para cuidar das necessidades e contemplar as desgraças da humanidade. Não podemos deixar de derramar nosso coração em afeição por nosso Senhor, que inclina seu ouvido da mais alta glória e o coloca próximo aos lábios do moribundo pecador, cujo coração fracassado anseia pela reconciliação”.
Surpreende-nos como Deus em toda sua glória pode se preocupar conosco. Alegra-nos saber que ele tem a conta dos cabelos de nossa cabeça. Que nem um pardal cai no chão sem seu consentimento (Mt 10.29-31).
Mesmo que olhando para a nossa vida vejamos fraqueza e miséria, Deus não nos desampara. “Quanto a mim, sou pobre e necessitado, mas o Senhor preocupa-se comigo. Tu és o meu socorro e o meu libertador” (Sl 40.17). Que estejamos abertos ao tratamento do Senhor. Escondidos e protegidos à sombra de suas asas podemos encontrar nutrimento físico e espiritual. O cuidado de Deus é completo e ele nos dará tudo o que for necessário para que tenhamos uma vida tranquila: proteção para as perseguições, força para vencer o pecado, cura para nossas enfermidades. Deus não se cansa de cuidar de nós, ele não desiste de seu amor. Não é nossa força, mas Deus que garante nossa vitória.

Confie, espere em Deus.

Comentários