O valor devido

Leitura Bíblica: Romanos 13.8-11

Meus irmãos, como crentes em nosso glorioso Senhor Jesus Cristo, não façam diferença entre as pessoas, tratando-as com parcialidade (Tg 2.1).

Era uma vez uma rosa muito bonita, que se sentia envaidecida ao saber que era a mais linda do jardim. Mas começou a perceber que as pessoas somente a observavam de longe. Acabou se dando conta de que, ao seu lado, sempre havia um sapo grande, e esta era a razão pela qual ninguém se aproximava dela. Indignada diante da descoberta, ordenou ao sapo que se afastasse dela imediatamente. O sapo, muito humildemente, disse: Está bem, se é assim que você quer... Algum tempo depois o sapo passou por onde estava a rosa, e surpreendeu-se ao vê-la murcha, sem folhas nem pétalas. Penalizado, disse a ela: Que coisa horrível, o que aconteceu com você? A rosa respondeu: É que desde que você foi embora as formigas me comeram dia a dia, e agora nunca voltarei a ser o que era. O sapo respondeu: Quando eu estava por aqui, comia todas as formigas que se aproximavam de ti. Por isso é que eras a mais bonita do jardim...
Um comentário desta ilustração dizia: Muitas vezes desvalorizamos os outros por crermos que somos superiores a eles, mais “bonitos”, de mais valor, ou que eles não nos servem para nada. Deus não fez ninguém para “sobrar” neste mundo. Todos temos algo a aprender com outros ou a ensinar a eles, e ninguém deve desvalorizar a ninguém. Pode ser que uma destas pessoas, a quem não damos valor, nos faça um bem que nem mesmo nós percebemos.
Temos que nos policiar e vigiar a todo estante contra este perigo. Grande mal é o desprezar uma pessoa. Seja porque ela pensa diferente, por sua raça e até mesmo porque a consideramos “pecadora”. O mandamento de amar ao próximo é fundamental para aqueles que são amados e recebidos por Deus. Nossa conduta nos relacionamentos é a forma pela qual seremos conhecidos como verdadeiros discípulos de Jesus. Quem vive bem com as pessoas vive melhor, pois tem paz com Deus e consigo mesmo. 

Valorize cada pessoa.

Comentários