O perigo da intromissão

Leitura Bíblica: 2Timóteo 2.14-16


O orgulho só gera discussões, mas a sabedoria está com os que tomam conselho (Pv 13.10).


Cada vez mais as pessoas têm entrado em debates publicamente. E logo a chamada “treta” vai tomando proporções não imaginadas. O pior que na maioria das vezes estas discussões acontecem virtualmente. Parece que escondidos atrás de um aparelho conectado a internet algumas pessoas acham que podem falar o que pensam sobre pessoas e coisas que pouco conhecem. 

Como filhos de Deus devemos ser pacificadores. Se existe algo para acertar, devo pessoalmente procurar quem porventura eu tenha alguma desavença. Devo tomar muito cuidado para não ficar intrometendo na discussão de outras pessoas. Claro que se eu for convidado a aconselhar alguém, devo ajudar. Mas não devo ficar me intrometendo no problema dos outros. Fazendo isso posso agravar o problema e também corro o risco de acabar sendo prejudicado. 

A parábola do coelho intrometido ilustra o que estou falando. Ela diz que certa vez um coelho que passeava na floresta avistou ao longe uma briga entre dois cães do mato. Ao invés de ser discreto, como a maioria de sua espécie, não pensou duas vezes. Então foi lá… E o que aconteceu com o intrometido coelho? O que aconteceu foi que um dos cachorros se sentiu tão incomodado pelo coelho intrometido, que foi como se o pequeno animal tivesse o puxado pelas orelhas. O final disso é que o coelho se arrependeu de ter se intrometido onde não devia, pois o cão o colocou para correr bem rápido da situação. 

Quem se envolve em questões alheias pode acabar se machucando. “Como alguém que pega pelas orelhas um cão qualquer, assim é quem se mete em discussão alheia” (Pv 26.17). Provavelmente Salomão se refere a um cão selvagem, bravo. Embora mesmo um cachorro pequeno que vai passando na rua, se tentarmos pegá-lo pelas orelhas, pode assustado nos morder. Envolver-se em questões alheias é um caminho perigoso. Devemos cuidar primeiro de nossos problemas particulares.


Pacificadores semeiam a paz. 



Comentários