Natureza transformada

Leitura Bíblica: 2Coríntios 6.14-18


Em tudo o que fiz, mostrei-lhes que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: Há maior felicidade em dar do que em receber (At 20.25).


Na sequência da história do dia 21 de maio, conta-se que um mestre do Oriente viu quando um escorpião estava se afogando e decidiu tirá-lo da água, mas quando o fez, o escorpião o picou. Pela reação de dor, o mestre o soltou e o animal caiu de novo na água e estava se afogando. O mestre tentou tirá-lo novamente e outra vez o animal o picou. Alguém que estava observando se aproximou do mestre e lhe disse: - Desculpe-me, mas você é teimoso! Não entende que todas as vezes que tentar tirá-lo da água ele irá picá-lo? O mestre respondeu: - A natureza do escorpião é picar, e isto não vai mudar a minha, que é ajudar. Então, com a ajuda de uma folha, o mestre tirou o escorpião da água e salvou sua vida, e continuou: - Não mude sua natureza se alguém lhe faz algum mal; apenas tome precauções. 

Devemos nos afastar das más influências do mundo. Isso não significa que devemos desprezar as pessoas que agem de forma má. Podemos sim ajudar até os nossos inimigos. O cuidado a ser tomado é que na aproximação, nossa tarefa é influenciar e não ser influenciado. Nossa missão é ajudar e não deixar ser agredido. 

Nossa natureza é pecaminosa, mas Deus nos resgatou e nos transformou. No que parecia impossível, a misericórdia de Deus operou. Da mesma forma que fomos transformados e ajudados, devemos ajudar nosso próximo que se encontra perdido. Muitos podem rejeitar nossa ajuda e ainda tentar nos agredir. Mas como nova criatura em Cristo devemos prosseguir ajudando, mesmo que poucos venham a ficar do nosso lado. Não podemos negar o nosso chamado de fazer o bem não importando a quem.

Portanto, não devemos nos associar com os incrédulos no sentido de buscar comunhão com eles. Isso pode ser perigoso. No entanto não devemos negar o compartilhar da verdade, que é o caminho de salvação, a ninguém. 


Divino é retribuir o mal com o bem. 

Comentários