Nas encruzilhadas

Leitura Bíblica: Mateus 6.31-34


Mas, quanto a mim, ficarei atento ao Senhor, esperando em Deus, o meu Salvador, pois o meu Deus me ouvirá (Mq 7.7).


Conta-se que no final de junho de 1940, ao sul do rio Loire, o que restava das tropas francesas batia em retirada para escapar do cerco dos inimigos. Era noite. Com faróis apagados, os veículos seguiam devagar. Havia um único comando: não perder de vista o companheiro que ia à frente. Mas, desde a partida, um caminhão cheio de soldados ficou para trás porque não podia andar a mais de 30 km/h. O soldado encarregado de dar as ordens ao motorista não conhecia o caminho, não tinha mapa e só sabia que da orientação dele dependia um comboio de 300 veículos. Chegaram à primeira encruzilhada, o que fazer? O jovem orou a Deus para que o ajudasse a cumprir sua responsabilidade… Havia muitas outras encruzilhadas, e quando a coluna da frente parou, felizmente o velho caminhão pôde alcançá-la.

Ouvimos muitos testemunhos de livramentos como este. É certo que mesmo em meio a escuridão Deus nos guiará pelo melhor caminho. Mesmo que muitas vezes venhamos a nos sentir sozinhos em uma encruzilhada, não devemos perder as esperanças. Precisamos orar e continuar. Não podemos nos deixar levar pela ansiedade, mas pedir a ajuda de Deus de forma confiante. Sempre encontraremos uma solução ao orarmos, crermos na resposta de Deus e obedecermos às ordens que nosso Pai celestial nos dará no tempo devido: Ele sabe do que precisamos e não nos desamparará (Mt 6.32).

Quando estamos diante de uma encruzilhada, na solidão ou escuridão, temos a promessa de livramento. Deus, por sua misericórdia, nos visita, trazendo sua paz e direção. Lucas 1.78-79 diz: “Por causa das ternas misericórdias de nosso Deus, pelas quais do alto nos visitará o sol nascente, para brilhar sobre aqueles que estão vivendo nas trevas e na sombra da morte, e guiar nossos pés no caminho da paz”. Mais do que apelar para a sorte, para a superstição ou  para os falsos amigos, temos Jesus, temos a Palavra de Deus (Sl 119.105).


A oração é o farol que ilumina o nosso caminho. 

Comentários